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BH Eventos ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 12-08-2016 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Dia do Pão de Queijo será comemorado em Belo Horizonte com ação de gentileza urbana

Diversas cafeterias e lanchonetes da capital irão estimular o compartilhamento da mais famosa iguaria mineira
Belo Horizonte será palco de uma ação de gentileza urbana, replicada no mundo todo. Uma pessoa entra em algum estabelecimento comercial, consome algo e deixa um produto pago para a próxima pessoa, um desconhecido. De café a lanches, ou mesmo um choop, a ação consiste em agradar alguém, em algum lugar. Em BH, a ação será estimulada a partir da mais tradicional iguaria mineira: o pão de queijo.

O Pão de Queijo Amigo é uma ação criada pela Frente da Gastronomia Mineira, que conta com a parceria de 29 cafeterias e lanchonetes de vários cantos da capital. A atividade marcará o Dia do Pão de Queijo, comemorado no próximo dia 17.

Os belo-horizontinos serão estimulados a praticar a gentileza deixando um pão de queijo pago para a próxima pessoa que entrar nos estabelecimentos parceiros, de forma anônima e, se desejar, poderá escrever um bilhete com mensagens inspiradoras para alegrar o dia daquele desconhecido. A ideia é formar uma reação em cadeia, unindo duas grandes riquezas dos mineiros:o pão de queijo e a gentileza.

A prática surgiu a partir do livro The Hanging Coffee, do tcheco Jan Burian, em que o personagem toma um café e, ao pagar a conta, deixa dois cafés pagos: o seu e um pendente para o próximo cliente.

De acordo com o Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Agostinho Patrus Filho, a ação visa "divulgar o pão de queijo - uma das marcas identitárias de Minas Gerais -, além de envolver a sociedade em ações de gentileza urbana associadas à Gastronomia e de valorizar as quitandas mineiras".

Estabelecimentos participantes do Pão de Queijo Amigo

Cafeterias e lanchonetes de Belo Horizonte, que comercializam o produto, irão estimular seus clientes a praticarem a gentileza. "É uma iniciativa formidável, que une o que há de melhor na nossa gastronomia - o pão de queijo -, com o melhor de nossa essência - a gentileza", destacou Alessandro dos Santos Venuto, proprietário de quatro lanchonetes da franquia Empada's, participante do projeto.

Para Rosimeire Viera, proprietária de uma franquia da Cafeteria Mr. Black, que também aderiu à ideia do Pão de Queijo Amigo, com a rotina e correria do dia a dia, não sobra muito tempo para gestos de gentileza. "A ideia é uma oportunidade de praticar a cortesia. Estou certa que meus clientes irão adorar a ação", diz.

Bruno Braz Golgher, diretor do Café com Letras, acredita que a atividade contribui não apenas para a divulgação de um dos principais produtos que faz referência à culinária mineira, mas também para a afetividade. "A ação gera uma corrente entre pessoas que não se conhecessem, uma relação de afeto é formada no processo e as pessoas são contagiadas por isso de forma positiva", sublinha.

No dia também serão realizadas, pela TopFood Alimentos, blitz de degustação de pão de queijo nas principais redações de Belo Horizonte. Mais informações: Thiago Moreira (TopFood) - (31) 99958-1713

Sobre a Frente da Gastronomia Mineira

Para fazer com que a gastronomia de Minas Gerais passasse a ser mais notada dentro e fora do Brasil, foi criada, em Belo Horizonte, a Frente da Gastronomia Mineira (FGM), instância de discussão e articulação, um fórum participativo para reunir esforços pela defesa, preservação e promoção da Gastronomia Mineira.

A Frente nasceu a partir da constatação de que existiam no Estado diversas iniciativas sendo realizadas - todas de grande relevância - sem, contudo, haver a necessária conexão entre elas. Observou-se que, ao articulá-las em um trabalho em rede, não só melhores resultados seriam colhidos, como acarretaria significativa economia de recursos financeiros e humanos.

Surgiu a proposta de organizar um grupo que reunisse representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, formadores de opinião, empreendedores, profissionais e pesquisadores do tema, e todos aqueles que tivessem interesse ou participação na cadeia gastronômica.

Instituições como o Sebrae, -BH, Sistema Fecomércio Minas, Sesc e Senac, secretarias de Estado de Turismo, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico (Exportaminas) e de Agricultura, Associação Mineira da Gastronomia (AMiGa), Prefeitura de BH (Belotur), Abrasel-MG, além de acadêmicos, pesquisadores, organizadores dos principais eventos de gastronomia (Comida di Buteco, Projeto Fartura, entre outros), produtores e chefs de cozinha compõem a Frente.

Debates e atividades, desenvolvidos em conjunto e voluntariamente em prol da gastronomia de Minas Gerais, são desenvolvidos mensalmente. Cada participante da Frente tem a responsabilidade de ser um facilitador na solução dos problemas junto aos poderes constituídos e trabalham permanentemente para fazer de Minas Gerais o melhor destino gastronômico brasileiro. Dentre os principais objetivos estão o de incluir o tema na agenda das políticas públicas formuladas e executadas em Minas Gerais, além de tornar toda cadeia produtiva da cozinha de Minas mais reconhecida no Brasil e no mundo.

Origem do Dia do Pão de Queijo

Ao dar início a um concurso de culinária, em 2007, a apresentadora Ana Maria Braga não tinha ideia de quantas receitas de pão de queijo iria receber. Da avalanche de inscritos vindos de diferentes Estados brasileiros, surgiu o "Dia do Pão Queijo", que em 17 de agosto elegeria o melhor representante caseiro da iguaria mineira. Casas de fast-food entraram na onda do programa de Ana Maria e passaram a organizar promoções para celebrar a data nos anos seguintes.

Quer participar de uma ação fácil e divertida de conectar pessoas que não se conhecem?

No dia 17 de agosto, a Frente da Gastronomia Mineira (FGM) vai promover o #pãodequeijoamigo, uma gostosa combinação de pão de queijo com gentileza. Pequenos gestos de delicadeza podem tornar o dia de alguém mais feliz. Com uma iniciativa inspirada no "café pendente", que viralizou nas redes sociais, o #pãodequeijoamigo permite que você compre o pão de queijo do próximo cliente. Além de espalhar a boa ação, o objetivo é fazer as pessoas refletirem como pequenos atos de gentileza podem mudar o dia de alguém.


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