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Estado de Minas Online ( Admite-se ) - MG - Brasil - 07-08-2016 - 12:12 -   Notícia original Link para notícia
Loucos por chocolate

Alimento muito consumido por causa do sabor inigualável e também por suas propriedades é ainda uma ótima opção de presente, o que mantém o mercado sempre aquecido


Augusto Pio


Publicação: 07/08/2016 04:00


Rosana Barros de Souza, sócia da irmã em duas franquias da Cacau Show, realiza festivais para atrair ainda mais clientes
Não há quem resista a um bom chocolate, seja ele nacional ou importado. Muitos dizem que os melhores são os belgas e suíços, mas, hoje, o Brasil não fica devendo nada, tanto na linha industrial quanto na artesanal. O chocolate é um alimento muito consumido também por causa de suas propriedades. É feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Segundo alguns especialistas, sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central e, a partir dos descobrimentos, chegou à Europa. Ele também passou a ser associado a diversos costumes, como a Páscoa, na qual surgiram várias brincadeiras, como a caça aos ovos, o coelho da Páscoa e a Parada da Páscoa.
Ana Paula Santos, supervisora de vendas da Maria Chocolate, diz que a grande procura na loja é pelos insumos para produção artesanal e pelos cursos de culinária
Com a aproximação do Dias dos Pais, o chocolate também é uma boa opção de presente, acredita Rosana Barros de Souza, sócia com a irmã, Rosângela, em duas franquias da Cacau Show, localizadas nos bairros Funcionários e Serra. "O mercado de chocolates no Brasil ainda tem muito o que crescer e, para vencer nesse ramo, é preciso identificar o que o consumidor deseja, fazer com que a experiência na loja o convide a voltar e que a pessoa que receba o presente se torne um novo cliente, desejando também dar produtos daquele tipo. Como temos sempre novidades, há sempre um público novo a conquistar. No nosso caso, já iniciamos com um nome bem conceituado."
Adriana Barbosa, proprietária da Segredos de Chocolate, conta que o foco são os chocolates personalizados
A loja oferece chocolates em geral. "Fazemos kits, cestas, canecas e temos ainda pelúcias e cartões que completam a linha de presentes. Temos campanhas com promoções específicas, como a Festival de Inverno: comprando chocolate para foundue, o cliente tem desconto na compra do aparelho", ressalta a empresária. "Fazemos vendas para empresas, principalmente em épocas como Natal, Páscoa, dias das Mães, dos Pais, da Mulher e da Secretária. Como novidade, temos o Gelato Cacau Show (picolé) com sabores deliciosos, que vêm tendo grande aceitação do público. E ainda temos serviço de entregas."

Outra promoção é o Festival de Trufas, que está sendo realizado na loja da Serra e inclui uma lata decorada, cuja arte é do ilustrador Bfrema. Na loja tem também o fondue e o waffle belga", informa Rosana. Na loja do Bairro Funcionários, a demanda maior é pelas trufas e tabletes em geral, com preferência pelo chocolate amargo. "A linha de presentes também é bastante procurada, incluindo os itens citados acima, como canecas, pelúcias, cestas, cartões. O Gelato também tem tido muita procura, principalmente o de chocolate amargo. Na loja da Serra, a preferência é pelo chocolate ao leite."
Ari e Fany Balabram, sócios na Fany Bombons, estão sempre lançando produtos novos, e destacam a torta de chocolate como o carro-chefe da casa
CURSOS Há 25 anos no mercado e empregando 38 funcionários, a Maria Chocolate oferece artigos para confeitaria, para a produção de chocolate artesanal, decoração para festas e cursos de culinária (chocolateria, doces, confeitaria e salgados). "Temos também em nossa chocolateria espaço para lanches, com tortas, sobremesas e café. A procura maior é pelos artigos para confeitaria e cursos de culinária. Com a divulgação da linha de festas e casamento, este setor vem apresentando um bom crescimento", explica a supervisora de vendas da empresa, Ana Paula Santos.

Ela salienta que o mercado está bom no momento. "Devido ao desemprego, várias pessoas buscam a venda de comida como fonte de renda. Nossos cursos estão sempre com a sala cheia. Outro ponto em alta é o 'faça você mesmo', ou seja, faço a decoração da minha festa, vou produzir os doces ou reduzir parte dos itens a serem contratados em um bufê. Aqui, vemos a crise como oportunidade. Para vencer nesse ramo é preciso se atualizar sempre, pois é um mercado que tem muitas novidades. Buscar onde comercializar, sempre tem um local para vender doces (no trabalho, na escola, na vizinhança). Não é necessário investimento alto, mas investir em embalagens para uma boa apresentação do produto e ter um local de produção sempre limpo."

Adriana Meira Barbosa, no ramo há 20 anos, é hoje proprietária da Segredos de Chocolate. Ela conta que o início foi em 1996, em casa. "Depois, em 1998, passamos para um ateliê e, este ano, abri a minha loja, que é única e foi projetada em cada detalhe para ser bem mais do que uma loja de chocolate. Tudo nela foi muito bem trabalhado. Hoje, é uma loja de conceito", orgulha-se a empresária. "Trabalhamos no segmentos de chocolates personalizados, trufas, pães de mel, waffers, biscoitos, pirulitos, brownies, pastilhas, mendiant, enfim, produtos bem voltados para o chocolate mesmo. A personalização de chocolates é um objetivo bem forte da empresa, mas atendemos também maternidade, batizados, primeira comunhão, comemorações como casamentos, aniversários, formaturas, e datas como Páscoa, dias da Mulher, das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Secretárias, dos Médicos, dos Professores, das Crianças e no Natal. A linha presente é muito procurada também."

A empresa conta com oito pessoas envolvidas em todo o processo. "É uma equipe de funcionários que luta para dar tudo certo e acredito que vamos crescer juntos. O desenvolvimento de uma necessidade especial para o cliente, alinhando preços e a fabricação de um chocolate nobre, com a qualidade de matérias-primas selecionadas e embalagens bem específicas são o nosso diferencial." Adriana diz que o faturamento é bom e tem futuro promissor. "O mercado está passando por ajustes. Temos que apresentar soluções para o cliente e sua necessidade. Para permanecer tanto tempo no segmento de chocolate é preciso muita dedicação, estudos, viagens, idas a fazendas produtoras de cacau, visitas a lojas no Brasil e no exterior, experimentos, participações em feiras, além de família, amigos, clientes e fornecedores que acreditem em você."

ESTRATÉGIAS Sócio de Fany na Fany Bombons, Ari Balabram explica que o mercado deu uma caída em consequência da crise pela qual o país está passando. "Para contornar a crise, procuramos lançar sempre produtos novos, atendendo à demanda do mercado, e adotar estratégias, como utilizar a internet para divulgar os produtos.

Com duas lojas na Região Centro-Sul da cidade, a empresa existe desde 1983 e emprega 20 funcionários. "Oferecemos bombons e trufas de chocolate, tortas, sobremesas diversas, chocolate quente, cafés, salgados para lanches nas lojas e presentes, entre outros. A demanda maior é pelas tortas, principalmente a de chocolate, considerada pelos clientes sem igual. E olhe que nossos clientes são aquelas pessoas que têm paladar apurado", orgulha-se o empresário. "Nossos produtos têm alta qualidade e são feitos com ingredientes selecionados, além de muito amor e dedicação."

Mesmo com a crise, Ari considera o faturamento bom e acredita que ainda vale a pena investir no ramo. "Penso em ampliar o negócio, mas não por agora", revela o sócio da Fany Bombons. "Trabalhar neste ramo é muito bom, especialmente por ver a satisfação no rosto dos clientes.

Serviço
Cacau Show Funcionários
(31) 2555-0875
www.cacaushow.com.br

Maria Chocolate
(31) 2112-4955
www.mariachocolate.com.br

Segredos de Chocolate
(31) 3498-2964
www.segredosdechocolate.com.br

Fany Bombons
(31) 3227-2445
www.fanybombons.com.br



Palavras Chave Encontradas: Criança
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