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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 31-07-2016 - 12:23 -   Notícia original Link para notícia
Chope sobre rodas

Drink trucks, versão etílica dos food trucks, ganha espaço nas ruas do país. Festas e eventos corporativos são opção de mercado para empreendedores, que apostam em produtos diferenciados para atrair clientes


Dannilo Fernandes de Souza, da Sacramento Beer Truck, diz que o mercado está bom para participar de festas particulares, mas que é de eventos nas ruas que saem 50% dos contatos


A moda dos food trucks chegou para ficar. Mesmo que o setor ainda esteja em fase de estabilização no Brasil, agradou ao público e vem, a cada dia, conquistando mais clientes. Mas uma fatia desse mercado parecia pouco explorada: a de venda de bebidas alcoólicas, geralmente a cargo de vendedores ambulantes com suas caixas de isopor. Problemas com legislações municipais eram o principal empecilho para quem tinha interesse em investir no segmento. Recentemente, porém, bicicletas e caminhões voltados para a venda de chope e cerveja começaram a aparecer nas feiras e eventos.

Um deles é o Sacramento Beer Truck, do empresário Dannilo Fernandes. A ideia de um caminhão de chope nasceu quando ele e um antigo sócio procuravam alternativas de negócios voltados para a bebida número um no coração dos brasileiros, aproveitando o crescimento do segmento de cervejas artesanais no país. "Pensávamos em montar uma empresa de distribuição de growler. Queríamos, porém, buscar uma outra forma de levar a cerveja para o consumidor. Pesquisamos referências no Brasil e no exterior e chegamos na ideia do carro", conta Dannilo. Os sócios lançaram o carro em junho de 2015. Pouco tempo depois, a parceria foi desfeita. E cada um seguiu com o seu próprio caminhão de cervejas. Hoje, Dannilo, que é formado em comércio exterior, aposta nos eventos que, segundo ele, são mais lucrativos que a venda na rua. Mesmo assim, ele reconhece a importância de mostrar o produto em feiras e encontros de food trucks.

"Meu foco de ação são os eventos, até porque a legislação dos food trucks não era tão clara. Se pudesse fazer só evento, seria ótimo. É um negócio mais seguro, com remuneração certa e boa visibilidade para a marca. Mas a rua é outra forma de nos aproximarmos do consumidor, de ele conhecer o produto. E é uma porta de entrada para outros eventos, como casamentos, aniversário, festas de 15 anos, lançamento de loja, festas de fim de ano de empresas... Mais de 50% dos contatos que temos para eventos vêm das vendas nas ruas", explica.

A vontade do empresário de trabalhar nesse segmento nasceu da paixão pela bebida. Entre as experiências que o conectaram ainda mais com o mundo cervejeiro, estão o intercâmbio nos Estados Unidos e o período em que trabalhou no cruzeiro Queen Elizabeth, na Europa. Em todos os locais onde chegava, Dannilo fazia questão de experimentar as marcas da bebida da região, o que gerou até um caso engraçado. Ao desembarcar do navio na Alemanha, ele foi a um supermercado e encheu o carrinho com latinhas de cerveja. Quando voltou ao cruzeiro, foi questionado sobre a grande quantidade da bebida que carregava: só 80 latas. Depois de conversar com o capitão da embarcação, explicando que o objetivo era degustar as marcas locais, conseguiu a permissão para embarcar.

O Sacramento Beer Truck tem capacidade para servir até seis tipos diferentes de cerveja. Quem contrata o serviço tem a opção de escolher a marca da bebida a ser servida no evento. "Atualmente, temos um parceiro com quem trabalhamos em muitos eventos. Precisamos de uma referência de marca, até para atrair clientes. Mas trabalho com várias cervejarias, todas regulamentadas. Tenho a responsabilidade de oferecer produtos de qualidade. Hoje, por exemplo, servimos as bebidas da Fürst, uma cervejaria de Formiga, no Centro-Oeste de Minas; da Monkey Stone, do Empório Veredas, um grande parceiro nosso; e as cervejas da Krug Bier. Também atendo a essas marcas com o serviço de operação, que é levar o caminhão e servir o chope deles nos eventos", acrescenta. Com planos de expansão, Dannilo conta que o investimento inicial é relativamente baixo. Os principais custos são com o veículo e sua customização. Mas o empresário aponta que mais importante que o aporte financeiro é a dedicação integral ao negócio.

"Uma dica importante para quem quer entrar nesta área é que não faça somente pela remuneração. Trabalhar com food truck dá bastante trabalho. O investimento pessoal é imprescindível. Fiquei um mês inteiro dentro da oficina acompanhando e ajudando nas adaptações no carro. Pesquise bastante, faça cursos, leia muito. Podem até me procurar que dou dicas. Acho que os concorrentes são os meus maiores parceiros. O mercado é grande e, quanto mais um ajudar o outro, melhor para todos. Mas não adianta pensar neste tipo de negócio se não for para ser presente, não ficar junto com o carro. Não dá para deixar só na mão de funcionários. Por isso muita gente desiste, como podemos ver pela quantidade de carros à venda", acrescenta Dannilo.



A ideia da Santo Bier, de Raphael Lanfredi, nasceu em São José do Rio Preto (SP), e hoje está, por meio de franquias, em seis estados



EXPANSÃO E INOVAÇÃO Um dos pioneiros dos chamados drink trucks no Brasil foi o empresário Raphael Lanfredi, do Santo Bier, criado em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, há cinco anos. Depois de estudar mercados como o europeu e o norte-americano, a aposta inicial de Raphael foi transformar o carro em um bar ambulante. Com o sucesso do empreendimento, ele apostou no modelo de franquia para expandir a atuação da marca. Por conta da crise política e econômica do país, a empresa decidiu abolir a taxa de franquias e também os royalties mensais para novos parceiros.

"A primeira unidade da Santo Bier foi uma Kombi amarela, toda padronizada. Sou músico e me inspirei no Festival de Woodstock, em 1969. A ideia da Kombi veio daí. Dentro da Kombi tinha pufe, sofá e som. A pessoa não recebia só a cerveja em casa, recebia uma experiência. E isso começou a crescer. Em 2014, abrimos o modelo de franquias. Hoje, já estamos em mais de seis estados. Em Belo Horizonte, temos uma unidade de carrinho de mão", relata Raphael, que atualmente trabalha com outra marca de carro. A experiência em sua cidade fez o empresário vislumbrar novas possibilidades para a Santo Bier. Com a crescente demanda pelo serviço, ele se viu impossibilitado de atender clientes que moravam em coberturas ou casas que não permitiam o acesso do drink truck à área de lazer. Da impossibilidade veio a inspiração. Para não perder mercado, ele criou novos produtos, como o Carrinho dos Milagres (carrinho de mão), o Resgate do Santo (delivery) e o House Bar (em que um bar é montado na casa do cliente). Outro serviço lançado recentemente pela empresa é o Open Bar em Casa.

"Se lá no início da empresa tivemos de pensar em soluções inovadoras, durante o andamento do negócio também. Ninguém no Brasil oferece serviço como esse. É só o cliente falar quantos convidados ele tem, qual a marca do chope ou da cerveja ele quer, e todo o resto fica por nossa conta", acrescenta. O franqueado pode trabalhar com os quatro produtos da Santo Bier simultaneamente em sua cidade, com capacidade de atender até quatro eventos ao mesmo tempo. São três dias de treinamento presencial ou 10 a distância. Das 14 unidades em funcionamento, Raphael espera chegar a 100 até o fim do ano. A marca não tem contrato de exclusividade com nenhum fabricante, somente parcerias. O franqueado, então, tem liberdade de adaptar os produtos oferecidos à região e às preferências da população local.

NO GARRAFÃO 

Moda recentemente chegada ao país, o growler é um garrafão, geralmente de vidro ou cerâmica, que o cliente compra para enche com a cerveja que mais o agrada. A capacidade costuma ser de meio galão, que equivale a dois litros. E se acabar o chope em casa, é só procurar locais que forneçam o serviço para repor a bebida no garrafão. Além da conveniência, é uma alternativa mais ecológica e barata, já que o custo da embalagem pesa no produto. Em Belo Horizonte, vários locais já oferecem tanto o growler como a reposição da bebida.


SACRAMENTO BEER TRUCK
(31) 99767-5809
(31) 3141-9431
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Instagram: @sacramentobeertruck

SANTO BIER
(17) 3500-3506
www.santobier.com
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expansao@santobier.com
Em BH: (31) 99791-8383 / 
(31) 98502-5971 / www.facebook.com/santobierbh



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