Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 30-07-2016 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
ACMinas celebra 115 anos de história

O prefeito Marcio Lacerda participou de solenidade, ao lado de Lindolfo Paoliello/AC Minas/Divulgação

Reconhecida pela sua luta e engajamento ao desenvolvimento econômico, político, social e cultural de Minas Gerais, a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) deu início, na última quinta-feira, às comemorações aos 115 anos da entidade. A inauguração do Espaço Institucional ACMinas, que contou com a participação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, abriu a série de eventos que serão realizados até o fim de 2016. A ideia é que o local sirva como um ambiente favorável à produção e difusão de conhecimento sobre questões estratégicas para o crescimento do Estado.

"Teremos aqui uma atividade ininterrupta de proposições, debates, estudos e criação de contribuições para soluções empresariais, e também de formulação e correções de políticas públicas. Será, mais uma vez, a nossa entidade seguindo sua vocação de contribuir para o debate das grandes questões nacionais", explicou o presidente da ACMinas, Lindolfo Paoliello.

Em seu discurso, o dirigente da entidade, empossado em março de 2015, frisou ainda os elementos fundamentais para a perpetuação da entidade secular, como o estilo independente e analítico, que compõe o cerne da instituição.

Responsável pelo descerramento da placa de inauguração do Espaço Institucional, Marcio Lacerda falou sobre a importância da ACMinas para Belo Horizonte, Minas e Brasil. Segundo o prefeito da Capital, o município deve muito à instituição pelo papel por ela desempenhado durante todos esses anos em prol do desenvolvimento e da competitividade da região e da democracia. Lacerda lembrou que as cidades, de modo geral, têm participação fundamental na evolução da sociedade.

"Foi falado aqui sobre a importância estratégica das cidades na inovação, no desenvolvimento social e econômico. Organismos internacionais, com a ONU à frente, estão cada vez mais reconhecendo a importância das cidades no desenvolvimento da humanidade como um todo. Belo Horizonte é uma cidade que entendeu isso e está mostrando ser um lugar privilegiado. Isso acontece porque unimos esforços de conhecimento, vontade e teimosia em relação a um projeto viável, que envolve todas as suas lideranças, todos os campos de conhecimento e de atividades num consenso quanto a objetivos comuns", destacou o prefeito.

O primeiro evento em comemoração ao 115º aniversário da Associação contou com a presença também de representantes de entidades de classe de diversos setores da economia mineira, dentre eles membros do Grupo dos 11, formado pela /BH, Ciemg, Faemg, FCDL-MG, Fecomércio-MG, Federaminas, Fetcemg, Fiemg, Ocemg e Sebrae-MG, além da própria ACMinas. O presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro, foi outro a prestigiar a comemoração. Ele salientou o processo de revitalização por que passa a entidade sob a gestão de Paoliello.

"Vejo, com alegria, que a ACMinas voltou a ocupar seu papel de centro de reflexão para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e político de Minas Gerais. Isso é muito bom. Em nome de nossa empresa, que tem a honra de ser sua associada antiga, saúdo o aniversário dessa casa de ideias e proposições, cumprimentando a seus dirigentes pelo belo trabalho que vem sendo realizado", disse Carneiro.

Fundada em 1901, a ACMinas tem a sua história diretamente vinculada a projetos e campanhas de sucesso, como as de criação e instalação no Estado de companhias como a Usiminas, Mannesmann, Acesita, Açominas, Petrobras e Fiat Automóveis.

Informações adicionais sobre a ACMinas estão publicadas na página 6 desta edição.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.