Leitura de notícia
Portal Hoje em Dia (MG) ( Primeiro Plano ) - MG - Brasil - 20-07-2016 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Firme mesmo na crise, Othon de Carvalho vai ampliar loja em Belo Horizonte

Juros elevados na aquisição da casa própria, redução do financiamento imobiliário e também dos recursos do programa "Minha Casa Minha Vida" são apenas alguns fatores que afetaram fortemente a construção civil. Como agravante, a crise respingou em setores ligados a essa cadeia produtiva, como o de comércio de materiais elétricos.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o faturamento neste ano deve cair 8% em comparação com 2015, com reflexo diretamente nas vendas. Conforme o termômetro de vendas da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Belo Horizonte, (-BH), o setor de material elétrico e de construção teve queda de 1,65% em abril em comparação com mesmo período do ano passado.

Para sobreviver no mercado superando cenário tão adverso, a aposta da Othon de Carvalho Materiais Elétricos foi investir em marketing. "Tivemos queda entre 10% e 20% nas vendas diretas para o setor da construção civil desde o ano passado. Esperamos ficar no zero a zero neste ano. É o setor de vendas a varejo que vem segurando as perdas nos outros setores", diz Rodrigo de Carvalho, gerente de marketing e neto do fundador da empresa, que reformulou a área de marketing há 5 anos, o que colaborou para garantir fôlego e contornar a crise atual sem tantas perdas.

Com 68 anos de mercado, a empresa com loja tradicional na rua Tupis, no centro de BH, busca fidelizar a clientela. "Passamos a trabalhar mais na divulgação do nosso mix de produtos e, principalmente, nas vendas para o varejo, principalmente aquelas que o cliente leva um produto e adquire outro em promoção", conta. "Fizemos pesquisas de mercado para garantir um bom resultado e, além disso, trabalhamos com produtos que têm aceitação garantida pelo mercado", explica Rodrigo de Carvalho.

Investimento

E o resultado positivo esperado para o setor, dentre outras estratégias, convergirá na ampliação da loja em BH. "Nós temos mais de 25 mil produtos diferentes na loja, e já estamos ampliando nosso espaço físico para garantir maior estoque e diversificação dos produtos", finaliza.

Lâmpadas de Led têm boom de vendas em 1 ano

Um setor que registra crescimento expressivo é a venda de lâmpadas de LED. De 2014 para 2015, o país passou de 27 milhões a 81 milhões de unidades vendidas. Apesar de serem mais caras, consomem até 85% menos energia do que as antigas lâmpadas incandescentes, que já não podem mais ser fabricadas nem vendidas. De acordo com os fabricantes, essas lâmpadas podem durar até 50 vezes mais.

"O nosso carro-chefe é a iluminação. Contamos com pessoas especializadas nesse setor, que montam projetos especializados de iluminação de acordo com cada cliente, seja pessoa física ou jurídica. Os profissionais vão até o local para fazer um diagnóstico completo de qual será o melhor sistema a ser implantado", esclarece Rodrigo de Carvalho, gerente da Othon de Carvalho. "Lâmpadas e luminárias representam 10% das vendas da empresa", completa o gerente.

No mundo

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a substituição das lâmpadas incandescentes no mercado é capaz de economizar anualmente cerca de 5% de toda a energia elétrica consumida no mundo.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.