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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 03-07-2016 - 11:09 -   Notícia original Link para notícia
Seu negócio pode ser uma franquia?

Foco do varejo e da indústria nacional e internacional, as franquias têm expandido sua abrangência por todo o mundo e atraído investidores para o ramo, considerado uma das melhores formas para incrementar os negócios. De olho crescimento do setor, empresas de diversos portes e segmentos aderem diariamente ao sistema de franchising. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial em número de marcas, com 3.073, atrás apenas da China, EUA e Coreia do Sul. Mas tal transição não é uma tarefa simples. O empresário que pretende formatar seu negócio em franquia deve avaliar se o seu negócio é "franqueável". O sucesso dessa transformação dependerá do conhecimento, preparo e experiência já adquirida pelo potencial franqueador para execução do processo.

As entidades especializadas nesse tipo de negócio, como a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Sebrae, podem ajudar na orientação sobre como estruturar a empresa, mas os consultores qualificados dispõem do entendimento e experiência necessários para que este trabalho seja realizado de forma segura e sustentável. O processo de formatação do franchising é complexo e precisa ser estudado e planejado para a realidade do mercado, marca e consumidor final. Por isso, detalhes técnicos e legais devem ser considerados para ampliar as chances de sucesso. O primeiro passo é dominar as especificidades de sua marca (produto, processos, fornecedores, mercado, público-alvo, concorrentes).

Como a franquia é transferência de conhecimento, o franqueador deve ter total domínio da operação do negócio para repassar as informações necessárias. É preciso avaliar se a marca é capaz de ser replicada com a mesma eficiência da (s) unidade (s) própria (s) para ter a certeza de que seu empreendimento pode ser pautado pelo modelo de mercado. Isso engloba valores, distribuidores, profissionais qualificados, processos bem definidos e logística adequada e, claro, bons resultados aos futuros franqueados.

A estruturação, comumente chamada no mercado de "formatação de franquia", deve ser minuciosamente preparada sobre alguns pilares básicos: modelagem do negócio, validação financeira das operações, preparação de documentos jurídicos e planejamento da expansão. Para que a cultura empresarial seja transferida para a futura rede de franquias, é significativo revisar valores e missão, e traçar o perfil do franqueado adequado. Nesse processo, é necessário corrigir falhas, levando em consideração o histórico da organização, atentando-se aos pontos positivos, negativos e vantagens competitivas; avaliar a aceitação do produto final em outras regiões para expansão, as margens de lucro e as complexidades logísticas.

A expansão por meio do sistema de franquias é um bom negócio, permitindo que marcas adquiram maior valor de mercado, ampliando sua capilaridade e rede de distribuição, assegurando um melhor controle das unidades e também um atendimento diferenciado com o envolvimento do dono direto na operação. Agora, caso a formatação não considere esses pontos e os melhores caminhos, o risco de tudo dar errado também é grande. Por isso, esse processo deve ser feito com a ajuda de especialistas.

Para o futuro franqueado, é importante que a formatação da franquia tenha sido criteriosa quanto à definição da modelagem do negócio. Isso para que o investimento seja o mais adequado possível, com dados concretos e corretos junto ao prazo de retorno do capital investido, valores adequados das taxas de franquia, dos royalties, fundo de propaganda e demais alíquotas cobradas. Em relação aos aspectos jurídicos, é preciso viabilizar a documentação de acordo com a legislação do setor, conforme a Lei 8.955. Após a modelagem da validação financeira das operações e dos instrumentos jurídicos, é necessário estruturar o planejamento da expansão com a definição do perfil, mercados-alvo e demais meios para a transferência do conhecimento aos franqueados, como os manuais de franquia, sistemas, projeto arquitetônico e de imagem e marketing para manter um padrão uniforme diante de toda a nova rede.

O desejo em expandir uma marca exige conhecimento técnico, de gestão e do segmento, além da capacidade financeira para colocar em prática a implantação do plano de expansão por meio de franquia. No franchising não existem milagres, mas sim muito trabalho. Os números mostram um mercado em potencial no Brasil, pois mesmo em um cenário econômico de retração, a expansão das franquias permanece em alta e têm contribuído para a economia nacional, alcançando uma receita próxima dos R$ 140 bilhões em mais de 138.343 unidades franqueadas.



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