Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 02-07-2016 - 10:33 -   Notícia original Link para notícia
Equipamento conta bicicletas em BH



'Contador' de bikes no Bairro Funcionários: em 45 minutos, foram 67 bicicletasPedaladas do bem, agora registradas uma a uma. Belo Horizonte ganhou, na tarde de ontem, um equipamento único no estado, terceiro do país e um dos cinco na América Latina: um contador de bicicletas, seguindo o exemplo de São Paulo, que tem dois, Buenos Aires, na Argentina, e Cidade do México. Instalado na ciclovia na esquina das avenidas Bernardo Monteiro e Avenida Afonso Pena, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul, o tótem eletrônico é iniciativa da BHTrans e, em apenas 45 minutos - das 14h às 14h45, já contabilizava 67 bikes em trânsito. "O equipamento é muito sensível e só conta bicicletas, assim mesmo se o condutor passar com as duas rodas. O objetivo do projeto é estimular o uso desse transporte e mostrar que o uso cresce cada vez mais na cidade", informou a coordenadora do Pedala BH, da BHTrans, Eveline Trevisan.

O funcionamento do equipamento, conforme a BHTrans, é o seguinte: o contador detecta bicicletas de tamanhos e formatos diferentes nas duas direções, sendo a contagem feita em tempo real e os números atualizados de acordo com as que circulam no local. O registro é feito por leitores magnéticos posicionados no solo, onde está pintada a ciclovia, que analisam com precisão a massa eletromagnética das "magrelas". No painel do tótem, a quantidade de ciclistas é exibida em três contagens (diária, mensal e anual).

Quem passou pelo local gostou da ideia. De capacete, como mandam as boas regras da segurança, Rodrigo Veloso, de 46 anos, morador do Bairro Funcionários, não notou de imediato a presença do novo equipamento, implantado numa região de grande movimento. Chamado pelos repórteres, examinou o tótem e gostou."Passo aqui todos os dias e vejo que é a forma de mostrar que o transporte aumenta na cidade". Raimundo Ferreira da Silva, de 30, residente no Sion, considerou "interessante" a novidade.

FUTURO As informações coletadas com o equipamento servirão para futuros projetos voltados para ciclistas na capital mineira. O totem foi doado pelo Banco Itaú, que também disponibilizou mais de 400 paraciclos que começaram a ser instalados pela cidade. Atualmente, são 279. A previsão é de que os novos sejam implantados até novembro. As ações fazem parte da campanha "BH tem espaço para todos, #respeiteabicicleta", que visa incentivar o uso das magrelas nas ruas da capital mineira. (Gustavo Werneck e João Henrique do Vale)


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.