Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Opinião ) - MG - Brasil - 29-06-2016 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Meu Dinheiro - Dívidas na terceira idade

Uma notícia publicada no jornal "Diário do Comércio", na última quinta-feira (23) chamou a minha atenção. A reportagem foi assinada pelo repórter Leonardo Francia. A seguir, transcrevo parte da reportagem.

A inadimplência entre os consumidores do Estado cresceu 3,43% em maio na comparação com o mesmo mês de 2015. Em relação a abril deste ano, a elevação foi mais leve, de 0,17%, mas foi a quinta vez consecutiva. Os idosos impactados pela combinação de gastos com planos de saúde, remédios e redução do poder de compra, representam a faixa etária que mais contribuiu para o aumento em Minas no período. Os dados são de pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da de Belo Horizonte (/BH).

De acordo com o levantamento, a inadimplência entre as pessoas com mais de 65 anos cresceu 13,6% em maio frente ao mesmo mês de 2015. Para o presidente da /BH, , os idosos sofrem com a redução da renda e aumentos dos gastos. "Idosos, normalmente são aposentados e a aposentadoria não é corrigida pela inflação, então existe uma perda maior do poder de compra. Ao mesmo tempo, o custo de vida também é mais alto, com planos de saúde e remédios mais caros", explicou.

A reportagem traz outro dado preocupante. A faixa etária que ficou em segundo lugar no aumento da inadimplência foi a dos consumidores de 50 a 64 anos com crescimento de 9,18%. A preocupação é grande, pois nessa fase o ideal seria que já houvesse sido criada uma reserva capaz de garantir uma tranquilidade nos anos seguintes. Mas ao contrário, estão carregando dívidas. Um fator complicador foi o crédito consignado que possibilita aos aposentados o acesso a recursos com taxas menores que as praticadas no mercado. Na falta de planejamento financeiro, essa facilidade pode se transformar em uma grande armadilha.

O desequilíbrio financeiro é ainda mais grave para os idosos. Para eles, é muito difícil aumentar os ganhos. Para muitos, a renda está limitada à aposentadoria recebida. A única saída possível é diminuir os gastos. Isto pode comprometer a qualidade de vida. Imagina, por exemplo, se não sobrarem recursos para a compra de medicamentos. Por isso é importante cuidar da educação financeira em qualquer idade!

CURSO

Realizarei no dia 7 de julho, na quinta-feira da semana que vem, o curso "Fique livre de suas dívidas". Será no hotel Cheverny (rua Timbiras, 1.492, no centro de Belo Horizonte, entre a rua da Bahia e a avenida João Pinheiro), das 19h às 22h. Neste curso, você aprenderá a melhorar seus hábitos financeiros e, com isso, será possível traçar estratégias para se livrar do dragão de suas dívidas. Será fornecido certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas no e-mail cefcosta@hotmail.com.

Planeje bons hábitos para 2016. Invista em sua educação financeira.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/harpiafinanceiro.

Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.