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G1 ( Minas Gerais ) - RJ - Brasil - 02-06-2016 - 10:26 -   Notícia original Link para notícia
Golpes no comércio de BH causam prejuízos a clientes e comerciantes

É preciso que comerciante cheques documentos originais do consumidor.
A dica é checar a qualidade do documento.


02/06/2016 13h03 - Atualizado em 02/06/2016 13h22


Golpes no comércio de BH causam prejuízos a clientes e comerciantesÉ preciso que comerciante cheques documentos originais do consumidor.
A dica é checar a qualidade do documento.


Do G1 MG


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O comerciante deve tomar alguns cuidados no ato da venda, especialmente em relação à solicitação de crédito. É preciso que o comerciante cheque todos os documentos originais do consumidor. se possível, mais de um - identidade e CPF.


A dica é checar a qualidade do documento. Não é necessário ser perito para identificar cópias grosseiras. Outra dica é olhar a data de nascimento se "bate" com a foto. É muito comum alterações do tipo - data de nascimento de uma pessoa com 60 anos com uma foto de alguém com aparência de 30.


É preciso checar a assinatura do documento se coincide com a assinatura da pessoa que está assinando o contrato ou o cheque, quando for o caso. Pedir todos os dados possíveis, como endereço e telefone. Assim que tiver o telefone em mãos, ligue para confirmar se pertence ao consumidor que está pedindo crédito. 


Para compras à vista, os cuidados são mais em relação à checagem de notas falsas. Se existe uma suspeita de que é golpe, negue o crédito. Não é obrigatório fornecer crédito a ninguém.


Em relação ao consumidor, é preciso desconfiar de quem pedir dados pessoais na rua ou em telefonemas. Não se deve fornecer dados a estranhos. Se alguém te ligar confirmando dados e você se sentir desconfiado, não confirme nada.


Outra dica é não sair fornecendo identidade, CPF e endereço para sites, somente aqueles seguros, de confiança. Quando for a uma loja e for abrir crédito, não deixe o documento nas mãos de ninguém e não o perca de sua vista. Se for preencher cadastro, o próprio consumidor é que deve fazer.


Em caso de perda, roubo ou suspeita de que alguém esteja utilizando seus documentos para aplicar golpes, faça boletim de ocorrência. A orientação é também procurar a de Belo Horizonte (-BH), que vai informar os lojista que tal documento foi roubado ou extraviado, evitando novos golpes.


Serviço
SOS Cidadão -BH: 3249-1919


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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