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Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 31-05-2016 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Para quebrar o gelo dos consumidores

Com sorteio de carros e prêmios, shopping centers da capital investem R$ 2 milhões para atrair os namorados às compras. Com a crise, valor para premiação foi reduzido
Carros da moda, motos, bicicletas pomposas, prêmios que tentam despertar o interesse do consumidor arredio, se transformam em artilharia usada pelos shoppings para convencer o cliente a ir às compras no Dia dos Namorados, turbinando o fraco desempenho do comércio. Entre as estratégias dos shoppings para alavancar a data, considerada a terceira melhor do comércio, está o corte pela metade do valor do tíquete médio em relação ao ano passado, ou o seu congelamento nos patamares do ano passado. Em Belo Horizonte, o investimento dos shoppings nas campanhas promocionais gira próximo a R$ 2 milhões.

O BH Shopping, manteve o tíquete médio de 2015 e a cada ano vem equiparando as promoções do Dia dos Namorados aos prêmios de maior valor, sorteados no Dia das Mães ou Natal, melhores datas para o comércio. Em sua campanha, o centro de compras está sorteando o Jeep Renegade e câmaras do modelo GoPro . "Investimos R$ 600 mil na campanha e acreditamos que teremos um bom crescimento nas vendas, apesar do momento que o país atravessa. Estamos mantendo o mesmo valor do ano passado, R$ 400 em compras", diz Renato Tavares, gerente de marketing do shopping.

Pesquisa realizada pela consultoria GS em relação ao Dia das Mães mostrou que os shoppings brasileiros e de Belo Horizonte estão reduzindo o tempo das campanhas promocionais, também como estratégia. No Dia das Mães, 52% dos shoppings pesquisados tinham campanhas que duravam até 15 dias, em vez de 20 dias ou um mês, apressando os gastos do consumidor como forma de girar mais rapidamente o caixa.

O Minas Shopping, na região Leste da cidade, está apostando pesado nos casais e para fazer frente a inflação e ao desemprego, reduziu o valor das compras em 50%. No ano passado, os clientes precisaram desembolsar R$ 200 para colocar cupons nas urnas dos sorteios, este ano a cifra caiu para R$ 100. Os prêmios também ficaram mais atrativos, substituindo os sorteios de vale-compras, realizados no ano passado, esse ano entraram motos e pares de bicicleta.O Shopping não divulgou o valor de seu investimento.

O Pátio Savassi também abre sua campanha em 1º de junho, e tem como alvo , até 12 de junho, as vendas a partir de R$ 400. Os consumidores que atingirem o valor, ganham headphones customizados. Já pegando na veia do brasileiro, que muitas vezes decide gastar para participar de "loterias", o shopping vai sortear cinco pares de bicicletas da marca BMW. O investimento do shopping foi de R$ 350 mil.

No Centro da cidade, o Shopping Cidade, investiu R$ 300 mil em uma campanha para o dia dos namorados. De 3 a 12 de junho, os consumidores que desembolsarem R$ 300 vão poder trocar o valor por uma caneca de fondue acompanhada de garfinhos e vela, além de um voucher de 30% de desconto na loja chocolates Brasil Cacau do shopping. Com a estratégia o shopping informou que pretende crescer as vendas em 8%.

No Diamond Mall, o sorteio é o destaque. A cada R$ 400 em compras, os clientes ganham um presente da fabricante de pufes e almofadas FOM e concorrem a um carro Hyundai ix 35 GLS, na cor prata metalizado. De acordo com a gerente de Marketing do DiamondMall, Flávia Louzada, o Dia dos Namorados é uma data que vem se tornando significativa para o empreendimento. "Percebemos que os clientes, independentemente das idades, não abrem mão de presentear nesta data".

NAS RUAS Do lado de fora dos shoppings, pesquisa da (-BH) mostra empresários ainda pouco otimistas com a data. Os lojistas mais confiantes, somam 15% e esperam um crescimento de 4,3% nas vendas do Dia dos Namorados. Segundo a pesquisa, 55% dos lojistas fizeram estoques menores para a data e 77% acredita que os consumidores vão comprar o presente de forma parcelada. De acordo com a /BH, o desempenho do comércio em junho deve ter uma variação entre -1,88% a 0,63% (na comparação com o mesmo mês do ano anterior) o que corresponde a vendas entre R$ 2,01 bilhões a R$ 2,06 bilhões.


Palavras Chave Encontradas: Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL
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