Leitura de notícia
Jornal Tudo Online ( Notícias ) - MG - Brasil - 24-05-2016 - 17:52 -   Notícia original Link para notícia
Produtos e serviços serão vendidos sem o valor de impostos no dia 2 de junho

Produtos e serviços serão vendidos sem o valor de impostos no dia 2 de junho

Empresários dos setores de comércio e serviços de Belo Horizonte mais uma vez se uniram para mostrar ao brasileiro o quanto ele paga de impostos em tudo que consome. Para conscientizar a população sobre a elevada carga tributária que incide sobre produtos e serviços, eles comercializarão no dia 2 de junho, quinta-feira, vários itens com desconto referente ao valor de impostos.

O protesto, batizado de "Dia da Liberdade de Impostos", acontece em várias regiões do país e em BH já está em sua décima edição, por iniciativa da de Belo Horizonte (/BH) e da Jovem. Já estão confirmadas as seguintes regiões que também realizam o evento no dia 2: Barra Mansa (RJ), Brasília (DF), Eunápolis (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Itaberaba (BA), Joinville (SC), Juazeiro (CE), Macapá (AP), Manaus (AM), Salvador (BA) e Vitória (ES).

Gasolina, tênis, roupas, enxoval, cosméticos, perfumes, óculos, brinquedos, caderno, mochila, carne, móveis, peças para carros e bicicletas, material de construção, produtos veterinários, material de limpeza, aluguel de veículos, andaimes são alguns dos produtos e serviços que serão comercializados com descontos de impostos incidentes neles. A listagem completa com os produtos e os preços com e sem impostos está disponível no site www.cdlbh.com.br.

Dias trabalhados

O evento sempre foi realizado no mês de maio porque esta foi a data em que o brasileiro deixava de trabalhar para pagar impostos. Como este ano o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) projeta um período proporcional ao recebimento de 153 dias trabalhados para que o brasileiro fique quite com o pagamento de impostos, taxas e contribuições, o Dia da Liberdade de Impostos em todo o país será realizado em junho. Em 2015, o período proporcional foi de 151 dias. Na década de 90 os dias médios trabalhados somente para pagar tributos chegavam a 102. Na década de 80 eram 77 dias.

O presidente da /BH, , explica que o objetivo do "Dia da Liberdade de Impostos" é conscientizar a população sobre a grande carga de impostos que incide, direta e indiretamente, sobre sua renda. "Os impostos são importantes. Mas o governo precisa reinvestir o que pagamos em serviços públicos", disse. "Pagamos impostos de primeiro mundo e temos serviços como saúde, segurança, educação e transporte de terceiro mundo", completou.

Gasolina

Como nas edições anteriores, um posto da capital mineira venderá gasolina a R$ 2,094 o litro, ou seja, com o desconto de 41% dos tributos diretos incidentes no produto, pagos pelo patrocinador (Minaspetro - Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais). O posto participante é o Pica Pau (Avenida do Contorno, 10.325, Barro Preto). A ação é limitada a 105 automóveis e 120 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas.

Cozinha do Imposto

Nesta edição do "Dia da Liberdade de Impostos" o consumidor também poderá conferir como seria se ele pudesse comprar os móveis e os eletrodomésticos, sem o valor dos impostos, para montar uma cozinha. Para isto, será montado um stand com a representação de duas cozinhas, sendo a primeira com móveis e eletrodomésticos no valor atual e a segunda com os produtos mais caros, que poderiam ser adquiridos pelo mesmo valor caso não houvesse incidências de impostos.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.