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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 22-05-2016 - 13:35 -   Notícia original Link para notícia
Casamento resiste às oscilações

Nicho de mercado é considerado um dos que são pouco (ou nada) afetados em tempos de crise econômica. Noivos podem até diminuir a festa, mas sempre celebram de alguma forma


Augusto Pio


Publicação:22/05/2016 04:00



Márcia Abritta, sócia da Toda de Branco Vestidos de Noiva, compra vestidos seminovos e vende as peças para quem busca marcas conhecidas sem dispender fortunas que chegam a R$ 20 mil



Embora a crise econômica brasileira esteja fazendo com que muitas empresas fechem suas portas, a indústria de casamentos continua movimentando bilhões por ano e teve aumento de 25% em relação a 2014. Para se ter uma ideia, os casamentos já ultrapassaram a marca de um milhão por ano no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Região Sudeste foi responsável por metade dos gastos com festas e cerimônia, contribuindo com R$ 8,6 bilhões. De acordo com a Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta), o segmento movimentou, em 2015, cerca de R$ 16 bilhões.

Nesse universo do mercado faturam igrejas, músicos, joalherias, cerimoniais, bufês, salões de festas, salões de beleza, SPAs, floras, papelarias, fabricantes e locadores de vestidos de noivas e ternos, fotógrafos, decoradores, empresas de aluguéis de veículos, entre outros. E um dos produtos mais procurados são os vestidos de noiva. Márcia Abritta, sócia da Toda de Branco Vestidos de Noivas, está feliz com o andamento do negócio. ''Temos modelos únicos das marcas Monique Lhuillier, Vera Wang, Pronovias, Danielle Benício e Cymbelline. Nossa proposta é comprar vestidos seminovos de noivas que já se casaram e vendê-los para aquelas que querem se casar num vestido de marca, mas que não estão dispostas a pagar entre R$ 10 mil e R$ 20 mil por isso."

A loja existe há três anos e, além das sócias, conta com um empregado. "Vendemos cerca de 150 modelos por ano", revela Márcia, que considera o faturamento bom. "É um ramo resistente às flutuações do mercado, uma vez que existem casamentos para todos os 'bolsos'. Além disso, os vestidos seminovos, em tempo de crise, passam a ser uma ótima opção para as noivas." O sistema da Toda de Branco é simples: as noivas cadastram seus vestidos no site e, depois de uma avaliação das fotos e uma presencial, deixam o vestido na loja em consignação. Depois de vendido, o dinheiro é repassado. "Uma noiva consegue comprar conosco um vestido por R$ 6 mil que, em São Paulo, custou R$ 30 mil", garante.

Já a empresária Rosemary Lemos Alvares, proprietária do cerimonial La Rose Eventos, diz que os clientes, atualmente, têm procurado por eventos menores. "Temos feito, em média, de 30 a 50 casamentos por ano. Neste ramo de negócio, é preciso muita criatividade e boas parcerias com profissionais do setor. Felizmente, o faturamento continua bom", diz Rose. Fundado há 12 anos, o cerimonial trabalha com 10 free-lancers e oferece serviços de assessoria completa para organização de eventos sociais, como casamentos, festa de 15 anos, bodas, formaturas e eventos empresariais, mas a demanda maior é por casamentos.

Dois setores que não têm reclamado da retração econômica no país são os de doces e de enxoval de lingerie. De acordo com alguns empresários, a crise não tem levado os noivos a desistirem de comemorar o enlace, porém estão procurando adaptar os orçamentos. "Este é um mercado forte, mesmo na crise", garante a estilista Terezinha Faria, proprietária da grife Sedução Lingerie, especializada em moda íntima. "As noivas sempre querem renovar peças, montar o enxoval e começar uma vida nova com lingeries especiais. Mas, em alguma coisa elas têm que economizar. Temos visto muitas noivas dizerem que reduziram, por exemplo, o número de convidados da festa", diz.

Terezinha revela que, para aquecer as vendas, é preciso ser criativo. "Investimos em redes sociais, produtos de alta qualidade, vendas pela internet e no mercado de chás de lingeries". Ela conta que a loja, com showroom e fábrica no Bairro Anchieta, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, criou, recentemente, um e-commerce para incrementar as vendas no Brasil e exterior. Com essas medidas, Terezinha espera aumentar o faturamento este ano, em relação ao ano passado. "Além de atender ao mercado de noivas, temos a expertise em tamanhos especiais e também em atendimento personalizado em domicílio", avisa a empresária.



Com 20 funcionários, Lenir Maia, que faz 75 mil bem-casados/mês, diz não ter do que reclamar
DOCES SÃO TRADIÇÃO Para Lenir Maia, que trabalha com os doces bem-casados, este é um período em que os noivos estão tentando se adaptar ao movimento econômico atual. "Ainda temos uma demanda bastante grande para bem-casados. Confesso que, para nós, até melhorou. O doce é o fechamento de uma festa, é uma tradição que não dá para ser cortada", garante Lenir. Sua empresa, a Lenir Maia Gourmet, está no mercado há nove anos e produz 75 mil bem-casados por mês. A empresária diz que não viu redução na demanda. "Inclusive, a crise tem sido até boa para nosso segmento. Quem reduziu a festa em número de convidados, dificilmente reduziu o número de bem-casados e quem não vai mais fazer a festa não deixa de dar um brinde na porta da igreja. E, aí, o bem-casado entra como uma excelente opção."

Lenir mantém em seu ateliê, no Bairro Prado, Região Oeste da capital, equipe formada por 20 profissionais, sendo 10 na produção, oito na embalagem, um na manutenção e uma secretária. Ela conta que a produção já ultrapassou divisas e fronteiras, fornecendo doces para festas em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Peru e Venezuela. "Fazemos bem-casados para cerca de 100 festas por mês. No mês de maio, esse número chega a 120 festas. Os bem-casados têm custo unitário a partir de R$ 3,30, a depender da embalagem", conta.

SERVIÇO

Toda de Branco
Vestidos de Noiva
(31) 98926-1566
www.todadebranconoivas.com.br

La Rose Eventos
(31) 3344-3295
www.laroseeventos.com.br

Lenir Maia Gourmet
(31) 3337-9011
www.lenirmaiagourmet.com.br

Sedução Lingerie
(31) 3225-9442
www.seducaolingerie.com.br

Conexão Noivas
www.conexaonoivas.com.br

Vestidas de Branco
www.vestidasdebranco.com.br


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