Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Opinião ) - MG - Brasil - 17-05-2016 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Espaço do leitor

ECONOMIA

Assinante comenta matéria publicada no EM

Fábio Moreira da Silva

Belo Horizonte

"Pessimismo, conforme o dicionário Aurélio, é a tendência de encarar tudo pelo lado negativo. No campo filosófico, vai mais além. Schopenhauer, filósofo alemão do século 19, expressou o querer, a vontade, como forma de existência, sendo o desejo e a consequente não realização as causas de sofrimento e dor. Desejamos o que não temos e a incansável busca é a essência do mundo. O pessimismo visto pelo filósofo é o desejo negado ou não conquistado, a frustração e o tédio. Tédio porque a aquisição de algo, que nos garante o saciamento momentâneo, não é o fim da busca. A conquista poderá nos levar ao vazio e a mais sofrimento. Tudo porque surgem novas 'necessidades' e novos desejos. E tudo recomeça numa dor infinda. Dito isso - conforme o EM (Economia , 11/5) 'Pessimismo é generalizado' - , a maioria dos consumidores da Grande BH diz que a situação financeira se deteriorou nos últimos meses e acredita que a economia vai piorar daqui para frente, segundo pesquisa da /BH. Conforme dados do Indicador de Confiança dos Consumidores da de Belo Horizonte, quase 80% dos consumidores na capital mineira perceberam a piora. Para 64%, o pior está por vir. Ora, deixando a crise econômica e o pessimismo de lado, vamos a outro aspecto: o consumismo. Guiado por impulso, o consumismo é moldado pelo prazer em se obter algo, seja isso útil ou não, ao nosso dia a dia. Sendo assim, o fato de conseguirmos comprar um produto já é suficiente para que possamos nos sentir saciados. Por outro lado, a funcionalidade daquilo que adquirimos acaba ficando em segundo plano, diferente de uma compra feita por real necessidade. O pessimismo dos belo-horizontinos retrata o restante do país. A melhora econômica poderá amenizá-lo, porém, conforme o pensamento de Shopenhauer, jamais exterminá-lo. Sempre se deseja e sempre se sofre para adquirir o que se almeja ."

GOVERNO

Eleitor espeta uma gestão organizada

Paulo Panossian

São Carlos - SP

"A classe política brasileira, nesses últimos anos, pelo desprezo à ética e irresponsabilidade no uso dos recursos públicos, perdeu até o pouco de respeito que tinha da nossa sociedade. E com o país em profunda recessão, desemprego etc., é chegado o momento da reconciliação, não poupando esforços para colaborar com o novo governo de Michel Temer, acelerando no Congresso a aprovação de medidas que contemplem o duro e necessário ajuste fiscal, as reformas da Previdência, trabalhista, política, etc. Assim, o PMDB de Temer, que como o maior partido do país, por anos, em troca de apoio chantageou governos com o objetivo de ocupar de forma vil diretorias nas nossas estatais, é chegada a hora de se redimir. E nestes 24 meses de gestão encontre soluções dignas e eficientes para reorganizar a nossa economia, a mesma que como aliados da Dilma ajudaram a afundar."

DEMOCRACIA

Leitor fala sobre o que defende

Humberto Schuwartz Soares

Vila Velha - ES

"Democracia é pugnar lealmente para chegar ao poder. Ao atingir o poder, seja lá quem for, é vital a união de todos servir em benefício de um bem comum, de um só ideal, congregando todas as forças em prol do Brasil. Com todo o respeito, não há vencido nem vencedor, o esforço tem um único objetivo: o engrandecimento do país, para que prospere propiciando igualdade e condições a todos para que, com o fruto do seu trabalho, sustentem dignamente suas famílias. Democracia é o respeito às instituições, às leis e ao próximo, com liberdade e responsabilidade, tendo em mente que a colheita é o resultado do que foi plantado."


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.