Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 08-05-2016 - 12:28 -   Notícia original Link para notícia
Excelente momento para comprar franquia em operação

Investir em uma franquia está atrelado aos sonhos do novo empreendedor em ser dono do próprio negócio, adquirir estabilidade financeira e gerir seu tempo e dedicar-se à rede de escolha. A expectativa é de que a relação com o franqueador seja duradoura, rentável e com a certeza de promover boas experiências aos consumidores. Por se tratar de investimento, o franqueado reúne forças e capital para empreender com sucesso e crescer junto à rede, a fim de consolidar, cada vez mais, a presença e produtos da marca em longo prazo. Porém, às vezes, podem ocorrer imprevistos, fazendo com que o franqueado tenha que repassar o negócio. Por outro lado, se uma franquia onde o empreendedor começa do zero a explorar o mercado já tem maiores chances de sucesso do que um negócio convencional, comprar uma franquia em operação permitirá ao empreendedor uma análise mais profunda do histórico da operação e os pontos de melhoria para o negócio, ampliando ainda mais as chances de sucesso.

Nesse processo, o empreendedor interessado pode contar com as vantagens com relação a ponto comercial fixo e estabelecido, equipe contratada treinada, a possibilidade de avaliação do histórico de faturamento e despesas, uma base de clientes fixa e dá uma dimensão maior sobre apuração de receitas e riscos mais calculados para o novo investidor. Sobre os repasses, há muitos casos de falecimento, separação matrimonial, problemas de saúde, mudança de cidade e/ou estado, desacordo entre sócios, que pode levar a essa necessidade de se afastar ou até mesmo desistir do negócio. Nesses momentos, o franqueado pode repassar sua unidade para interessados, sem dificuldades, se estiver ciente dos trâmites e conhecimento pleno do contrato vigente com o franqueador. Para você que tem interesse (em vender ou comprar uma franquia de repasse), é importante estar ciente de que a ação só pode ser concluída para pessoas já selecionadas e aprovadas pela rede. Ou seja, depende sempre de uma autorização prévia da rede franqueadora.

A transferência não pode ocorrer sem a ciência e o aval do franqueador, pois estará infringindo o contrato de franquia firmado e, provavelmente, serão aplicadas multas, podendo gerar rescisão de contrato e pagamentos de perdas e danos pelo franqueado. Por isso, antes de tomar a decisão, é importante se reunir com os responsáveis pela rede e apontar os motivos pelos quais chegou à decisão de repassar o negócio, e obter conhecimentos sobre os trâmites. Além da transferência de negócio, o novo empreendedor que irá adquirir a franquia será como um novo franqueado e deverá receber um treinamento completo, adequado para assumir a operação. Por isso as franqueadoras são tão exigentes.

Assim, é necessária uma avaliação da situação do negócio a ser adquirido: financeira, contratual, de fornecedores, funcionários, entre outros. Como o candidato a assumir a franquia precisa de capacitação, é comum a franqueadora exigir pagamento de uma nova taxa inicial de franquia, ou parte dela, para cobrir custos de repasse, como treinamentos e etc. Na maioria dos casos, será assinado um novo contrato de franquia empresarial para que o novo empreendedor esteja ciente das obrigações, riscos e compromissos com negócio que irá adquirir, bem como de todos os serviços e apoios que irá receber. O tempo para conclusão de uma transferência poderá variar em cada caso. Cada franqueadora tem o seu processo específico e trata este tema com muita atenção e cuidado. O objetivo é, além de garantir o adequado perfil do novo empreendedor, assegurar a satisfação entre as partes.

Em tempos de recessão econômica, o repasse pode ser uma ótima oportunidade para os interessados a entrar no mercado de franquias. Existem muitas ofertas no mercado e, por conta da instabilidade financeira, são obrigados a reduzir o preço para conseguir vender e repassar o negócio. Nessas horas surgem grandes oportunidades. Com a crise no mercado imobiliário, o novo empreendedor também pode aproveitar para negociar valores bem atrativos de aluguel e, a partir daí, criar a sua história de sucesso.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.