Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Colunas ) - MG - Brasil - 30-04-2016 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Paulo Campos - Personagem da Semana

Personagem da Semana

Anderson Rocha. presidente de Belo Horizonte Convention e Vistors Bureau

O que é o projeto BH aos Olhos do Mundo?

É um posicionamento de Belo Horizonte e região no mercado mundial do turismo de negócios, eventos, lazer e entretenimento. É a construção de um plano estratégico, com o objetivo de adaptar as melhores práticas e tendências mundiais para a realidade da capital mineira e implementá-las junto à cadeia produtiva do turismo. O projeto é fundamental para que se crie elos de trabalho conjunto e compartilhado entre essa cadeia e as demais cadeias produtivas da cidade e da região. Temos que mostrar ao mundo as vantagens competitivas das várias cadeias econômicas que temos aqui, nossos ícones em cada segmento, do cultural ao empresarial.

Como é a parceria com a empresa australiana GainingEdge?

A GainingEdge é uma empresa mundial, com escritórios em quatro continentes, e é considerada a melhor na expertise de reposicionamento de destinos turísticos de negócios e lazer. Dessa maneira, o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, em conjunto com o Sebrae-MG e a -BH, contrataram a GainingEdge para orientar a execução desse trabalho realizado por nós.

Em que fase está o projeto?

O projeto foi iniciado em outubro de 2015, quando encaminhamos aos experts da GainingEdge 18 documentos estratégicos realizados nos últimos anos em BH. Em novembro do ano passado, eles vieram aqui, e tiveram contato com cerca de 300 lideranças empresariais dos mais diversos segmentos econômicos e retornaram, agora, no início de março deste ano, já para validarmos a visão para 2020 e as ações prioritárias a serem implementadas, com a orientação da empresa contratada.

Quais os resultados a médio prazo?

É um posicionamento da capital mineira frente ao mercado mundial do turismo de negócios e lazer, por meio da implementação dos processos e do respectivo treinamento. A expectativa é que BH integre de vez a rota das principais cidades no segmento do turismo de negócios e eventos, com competitividade reconhecida, contribuindo para o fomento dos pequenos, médios e grandes negócios. Destacamos um segmento inédito: o audiovisual, responsável pela geração de conteúdos para publicidade, propaganda, TV, internet etc. Percebemos que precisamos ativar, crescer e estimular filmagens de longas e curtas-metragens, principalmente documentários.

Como está Belo Horizonte hoje no ranking de turismo de negócios no Brasil?

A capital mineira não deixa nada a desejar se comparada a outros destinos nacionais e internacionais que focam o turismo de negócios e eventos. A cidade está pronta, com toda sua infraestrutura preparada para realizar todo e qualquer evento. Temos mais de duas dezenas de eventos já captados até 2018, inclusive um mundial no segmento da ciência e da tecnologia aeronáutica, reunindo mais de 2.000 cientistas da área, evento que nunca foi realizado na América Latina.

A falta de centros de convenções de grande porte é um empecilho ao crescimento do turismo de negócios na cidade?

Segundo a Associação Brasileira de Empresas Organizadoras de Eventos e Congressos (ABEOC), cerca de 72% dos eventos possuem entre 300 e 500 participantes. E a cidade está apta a realizar todos eles, seja no centro de convenção ou no centro de exposição, nos espaços de eventos hoteleiros e nos demais espaços para eventos existentes em toda a região metropolitana. Claro que queremos e necessitamos de um centro de convenções que possa atender eventos com maior número de participantes.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.