Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 27-04-2016 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Promoções são esperança de evitar fiasco no Dia das Mães

Comércio nacional espera queda de 4,1% nas vendas, pior resultado em 12 anos de pesquisa
Para aumentar as vendas no Dia das Mães, segunda melhor data do ano para o varejo, lojistas de Belo Horizonte vão investir em preços mais atraentes e liquidações. O empresário Fábio Hong, da marca de fast fashion Fab, aposta em promoções para atrair clientes. "Há duas semanas já colocamos vários produtos promocionais à venda visando o dia das mães. São camisas, blusas, sapatilhas a R$ 49,90", conta o lojista que tem quatro lojas na capital.

Se, de um lado, 64,9% dos lojistas apostam em promoções e 36,1% em preços reduzidos, do outro os consumidores alegam que os preços altos (75,6%) e o atendimento precário (22,9%) são os principais fatores que irão desestimulá-los às compras, aponta pesquisa da Fecomércio Minas divulgada ontem.

Essa equação deve trazer resultados negativos para os lojistas. Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas relacionadas à comemoração devem cair 4,1% em relação ao ano passado. O resultado será o pior desde o início da série, em 2004.

Fábio Hong admite que a expectativa é de um ano difícil para o comércio. "Espero empatar com as vendas do ano passado. Pensar em crescimento esse ano será difícil", avalia.

Apesar da queda, a CNC prevê que as vendas para o Dia das Mães devem movimentar aproximadamente R$ 5,7 bilhões neste ano. Já na conta da /BH, deve haver, na capital mineira, alta de 0,5% nas vendas em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O crescimento deve injetar cerca de R$ 2,13 bilhões na economia de Belo Horizonte.

Presentes mais caros. A /BH acredita que o valor médio da compra do presente ficará em torno de R$ 130, maior que a média de R$ 68,75 apurada no ano passado. Segundo o vice- presidente da Câmara, Marco Antônio Gaspar, o tíquete médio ficará maior em função da alta da inflação. "A pressão inflacionária levará os consumidores a gastarem bem mais para consumir o mesmo presente do ano passado", disse.

Já a pesquisa da Fecomércio revela que, para 67,7% dos entrevistados que vão presentear mães, o valor não ultrapassará R$ 100. Entre os que não vão presentear, 24,1% estão desempregados e 11,5%, endividados. Ainda assim, a data melhora as vendas em 69% das lojas nesse período, segundo a Fecomércio.

O levantamento, que ouviu empresários varejistas e consumidores de Belo Horizonte, aponta que 59,3% dos empresários esperam um desempenho de vendas melhor ou igual ao do ano passado.

Impasse sobre abrir domingo continua

O impasse sobre o fechamento das lojas nos shoppings na capital aos domingos continua. Ontem, em reunião na sede do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas-MG), empresários e representes dos shoppings não avançaram na questão. A informação é do superintendente da Associação dos Lojistas de Shoppings Centers de Minas Gerais (AloShopping), Alexandre França.

Será convocada uma assembleia geral extraordinária (AGE) para definir se os empresários do varejo irão abrir ou não as lojas dos shoppings aos domingos. No comércio de rua, esse funcionamento aos domingos é mais flexível. No caso dos shoppings, há cláusula contratual para que a loja abra.

O presidente do Sindilojas-BH, Nadim Donato, disse que valerá o que for definido pela maioria simples na assembleia a ser marcada. O próximo passo, se os lojistas optarem por fechar no primeiro dia da semana, é conversar com os trabalhadores e fazer uma convenção coletiva. O sindicato dos trabalhadores é favorável ao fechamento das lojas nos centros de compra aos domingos. "Vejo grandes chances disso acontecer", diz Donato, que defende a liberdade do empreendedor. A data da AGE ainda não foi marcada.

Fechado dia 1º

Próximo domingo. A /BH informou que, como não houve acordo coletivo, o comércio lojista da capital mineira não poderá funcionar domingo, 1º de maio, Dia do Trabalho.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.