Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Opinião ) - MG - Brasil - 26-04-2016 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Editorial - Mudanças de humor

A perspectiva de mudanças no cenário político é percebida por líderes empresariais mineiros como um alento. A recuperação da governabilidade é o primeiro passo, disse a este jornal o presidente da Associação Comercial de Minas, Lindolfo Paoliello, que enxerga no horizonte a possibilidade da retomada da confiança da população e do empresariado, lembrando que para isso é preciso saber conectar ações de curto prazo com projetos de longo prazo, a partir de uma estrutura política consistente e consciente. E com espaços também para que prossigam as investigações do Ministério Público, com resultados que sejam amplamente saneadores, tanto quanto transformadores.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas, Emílio Parolini, acredita que a confirmação do impeachment criaria uma nova expectativa e motivação, mas registra que os efeitos da crise política e seus desdobramentos na economia demorarão a passar. O senso da realidade é essencial, seja com relação à exata compreensão dos problemas que o País enfrenta, seja para o entendimento de que o enfrentamento dos problemas estruturais demandam ações de longo prazo. Ou, como aponta o presidente da de Belo Horizonte, , mudanças na escala demandada acontecerão a partir do momento de que houver consciência de que é preciso promover o descolamento entre o setor público e o produtivo. "Precisamos de desenvolvimento para que o comércio, a indústria e o agronegócio cresçam, o mesmo acontecendo com o emprego e a renda.

É fato, no entendimento de empresários mineiros, que a mudança da direção dos ventos na política brasileira quebra o clima de pessimismo até há pouco predominante, trazendo a esperança de ações mais adequadas na condução dos negócios públicos e da economia.

Não ainda uma realidade, mas uma perspectiva que se materializará com boas escolhas e ações decisivas que, restaurada a confiança, levará inclusive a melhores chances de captação de capitais externos, que existem em relativa abundância enquanto faltam destinos seguros. Virar o jogo, no campo da economia, pode ser até mais rápido do que se imaginava, conforme a margem de acerto e a velocidade com que se cumpra o período de transição para um novo governo.

Em síntese, parece suficientemente claro que em pouco tempo houve mudança de humor, antecipando ações positivas e decisões mais rápidas, num ambiente mais previsível e que seja menos hostil aos negócios. Por enquanto, o ponto de partida.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.