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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 25-04-2016 - 10:23 -   Notícia original Link para notícia
Menos rotas no ar

Com crise e queda na demanda, Gol, TAM e Azul reduzirão oferta de voos a partir de maio


Os cortes vão acentuar ainda mais o enxugamento da malha. Na terceira semana de abril, houve 18.572 voos domésticos no país, 1.131 a menos do que há um ano Considerando os dez destinos mais procurados do país, os preços das passagens aéreas para maio estão mais caros em até 206%, comparados com o mesmo mês de 2015


- BRASÍLIA- Atenção passageiros, a partir de 1 º de maio, no próximo domingo, a oferta de voos no país vai cair ainda mais. Só a Gol cortará 180 voos diários, incluindo redução de frequências e suspensão de rotas. A empresa vai deixar de voar para quatro destinos domésticos ( Imperatriz, Altamira, Ribeirão Preto e Bauru) e quatro internacionais ( Miami, Orlando, Aruba e Caracas), além de adiar por tempo indeterminado o início do voo para Cuba.


PEDRO TEIXEIRACéus nublados. Avião da Gol decola do Santos Dumont: companhia aérea vai reduzir sua malha aérea em 180 voos diários a partir do dia 1 º ; TAM e Azul também farão ajustes até o fim do ano, para se adequar à menor procura


No dia 17 de maio, a Azul inicia a sua malha de inverno, com ajustes nas ligações para 20 cidades e corte nos voos para Cascavel e Pelotas - depois de ter paralisado neste mês as operações na Pampulha ( BH) e em Rio Branco ( AC). E, no dia 22 de maio, a TAM vai diminuir as frequências semanais entre Galeão e Miami.


Os cortes vão acentuar ainda mais o processo de encolhimento da malha, segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac) a pedido do GLOBO. Na terceira semana de abril de 2016, o setor fez uma programação de 18.572 voos domésticos, uma diferença de 1.131, na comparação com o mesmo período do ano passado. No caso das ligações para fora do país, a diferença é de 45 voos a menos.


O enxugamento da oferta faz parte do planos de negócios das empresas para recuperar receitas, diante da crise na economia, que afugentou os passageiros, principalmente de negócios, que pagam tarifas mais caras. Além disso, a oscilação do câmbio afeta os custos operacionais da aviação. Um executivo do setor, que pediu para não ser identificado, disse que o principal objetivo é recuperar tarifas para cobrir prejuízos.


- A tarifa média caiu 18% entre 2014 e 2015 e, nesse momento de dificuldades, precisamos recuperar tarifas - disse um empresário.


Ele admitiu, no entanto, que a margem para repasses ao consumidor é pequena, diante da queda na demanda - reflexo da retração da atividade econômica. De acordo com dados da Anac, foram transportados em fevereiro 7,1 milhões de passageiros - recuo de 3,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Com o enxugamento das rotas, o Galeão perdeu dez voos ( de 452 para 442), considerando seis destinos ( Salvador, Guarulhos, Congonhas, Brasília, Curitiba e Manaus). No Santos Dumont, o número foi mantido em 702, mas houve redução nas ligações para Congonhas, Brasília e Guarulhos e aumento para Curitiba e Salvador.


A saída da Gol de algumas rotas vai prejudicar a concorrência em Imperatriz ( só Azul e TAM continuam lá); Altamira ( só Azul); Ribeirão Preto ( Azul, TAM e Passaredo) e Bauru ( Azul e TAM). Com o corte de frequências da Azul, os passageiros de Cascavel e Pelotas terão menos opções ( ficarão apenas dois voos em Cascavel e um em Pelotas). Somente Azul e Passaredo operam nestes dois destinos.


No caso do Rio, por exemplo, desde o dia 17 deste mês, está suspenso o voo direto da TAM entre Manaus e Galeão ( as alternativas são as conexões em Brasília e São Paulo). No dia 10, a empresa já tinha cortado de sete para cinco o número de frequências semanais entre Galeão e Nova York ( JFK), e no próximo dia 22, será reduzida a oferta de assentos para Miami.


No Santos Dumont, a Azul deixou de fazer a rota para Congonhas ( um voo aos sábados), para o aeroporto da Pampulha, de Florianópolis e de Campo Grande. Os ajustes começaram em janeiro e se acentuaram neste mês. AEROPORTO REFORMADO, MAS SEM VOOS Segundo a Infraero, as opções de voos também caíram em Curitiba, onde as obras acabaram de ser entregues; em Santarém- PA; em Salvador, que teve o saguão ampliado e aumento dos checkins; e em Vitória, que está em obras. Com a saída da Azul da Pampulha, a lanchonete foi fechada por causa da queda no movimento. O aeroporto de São José dos CamposSP foi reformado, mas não tem mais voos. A TAM, única empresa que atendia o terminal, suspendeu as operações.


Mesmo no Santos Dumont, um dos mais demandados do país em função da ponte aérea Rio- SP, houve redução na malha de 10%, segundo a Infraero. O novo pátio do aeroporto foi entregue recentemente, além de uma nova área comercial e de alimentação e um hotel.


Levantamento do site de vendas de passagens Decolar. com, a pedido do GLOBO, mostra que os pacotes para maio já estão mais caros, na comparação com o mesmo mês de 2015, considerando os dez destinos mais procurados pelos turistas. Para Curitiba, o aumento médio no preço do pacote chegou a 206%, seguido por Florianópolis ( 137%), Gramado ( 109%) e Maceió ( 89%). No caso de Natal, a alta foi de 50%; Porto Seguro ( 46%); Recife ( 42%); Rio ( 40%) e Porto Alegre ( 16%). Houve queda na tarifa média apenas para Foz do Iguaçu.


Nos voos internacionais, a alta mais expressiva foi para Cancun ( México), de 26%; seguido por Montevideo ( Uruguai), de 23%; Punta Cana ( República Dominicana), de 10%; e Las Vegas, de 8%. Em compensação, o custo caiu em outros destinos, como Buenos Aires ( Argentina), Orlando ( EUA) e Santiago ( Chile).


Procuradas, as assessorias de imprensa das companhias justificaram que a redução da oferta ocorre principalmente no mercado doméstico e se deve às dificuldades porque passa o país.


"O grupo Latam seguirá conservador na sua oferta de voos domésticos no Brasil para enfrentar os desafios do cenário atual do país", disse em nota a TAM, acrescentando que a estimativa é de alta nos assentos para fora do país.


Já a Azul informou que a malha de inverno tem como objetivo reduzir operações em aeroportos que costumam fechar por causa de neblina nessa época do ano, evitando assim atrasos e cancelamentos de voos. Segundo a assessoria de imprensa, a companhia tem reforçado a oferta em alguns trechos, como Recife, por exemplo.


Para a Gol, os passageiros não serão prejudicados, porque a redução foi feita justamente em decorrência deles. A assessoria de imprensa da Avianca informou que a empresa não pretende reduzir a oferta, mas também não tem planos para aumentá- la.


As mudanças


GOL: Vai reduzir em 18% sua oferta. Serão menos 180 voos por dia, a partir de 1 º de maio. Deixará de voar para: Imperatriz ( MA), Altamira ( PA), Ribeirão Preto e Bauru ( SP), Miami e Orlando ( EUA), Aruba ( Caribe) e Caracas ( Venezuela) .


TAM: Vai cortar até 10% na oferta doméstica, com menos 70 voos por dia até o fim do ano. As medidas incluem: suspensão do voo direto Manaus- Rio ( Galeão) em abril; redução de sete para cinco frequências semanais na rota Rio ( Galeão) e Nova York ( JFK) em abril; redução de sete para cinco frequências semanais na rota Rio ( Galeão) e Miami a partir de 22 de maio.


AZUL: Vai reduzir em até 7% sua oferta doméstica, com menos 63 voos por dia até o fim do ano. As medidas incluem: suspensão dos voos entre Pampulha ( BH) e Rio Branco ( AC) em abril; redução de oito para cinco voos diários do Galeão para Belo Horizonte ( Confins) e para Campinas ( SP) em abril; suspensão de voos no Santos Dumont ( para Congonhas aos sábados), Florianópolis, Campo Grande e Pampulha entre janeiro e abril; redução de quatro para dois voos diários em Cascavel( RS), Campinas e Curitiba a partir de 17 de maio; redução de dois para um voo em Pelotas- Porto Alegre a partir de 17 de maio.



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