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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 24-04-2016 - 11:21 -   Notícia original Link para notícia
Crise no franchising é menor

Este ano começou com pessimismo por parte dos especialistas, que previram um ano difícil econômica e politicamente - pior até mesmo que o ano passado. Infelizmente, as previsões têm se concretizado. Com a taxa de desemprego em 8,2% em fevereiro e com a inflação acima do teto da meta do Banco Central - dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, o setor varejista tem encontrado dificuldades para crescimento e permanência em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador. Desde que ganhou relevância econômica no país, o franchising vem crescendo seu faturamento, número de redes e unidades no país. Apesar de não estar imune aos impactos causados pela desaceleração econômica, o modelo de negócio traz contribuições relevantes para a classe empresarial mundial. A permanência de uma marca durante tempos de recessão se torna inerente à presença de modelo de gestão pautados no setor.

É comum ouvir pessoas afirmando que, no atual momento, ninguém tem dinheiro para gastar ou investir. Realmente, vender tem sido cada vez mais difícil, se levarmos em consideração não só a economia, mas a mudança constante do consumidor e seus interesses. Consumidores e investidores têm avaliado mais os serviços/produtos/negócios antes de investir atenção e seu dinheiro em qualquer segmento. Em consonância a isso, podemos considerar que o relacionamento estratégico com clientes pode fazer a diferença para as marcas nesses tempos. Provocar experiências, surpreender consumidores reinventando seus produtos ou serviços e pensar estrategicamente o modelo e conceito do negócio é mais que uma necessidade. O sucesso da expansão de marcas se desenvolve a partir da análise das suas condições. Ou seja, na avaliação estrutural, tecnológica e de gestão.

Se o franchising tem condição de expansão, é imprescindível buscar auxílio de especialistas que entendem do mercado. Isso faz com que o empreendedor corra menos riscos com a marca e conceito do negócio antes da expansão. Transformar seu negócio para o modelo de franquias requer formatação e reestruturação para replicação, o que permite acesso ao processo operacional de sucesso a outros empreendedores.

Uma das coisas mais interessantes do franchising é sua dinâmica na criação de diferentes formatos de negócios, mercado, públicos, produtos, serviços e capital de investimento. Encontramos redes com lojas físicas, outras que vendem de porta em porta, on-line e trucks. Todos proporcionando conveniência para o público. É preciso planejamento com processos claros e bastante definidos para que tudo isso dê certo e sobreviva. Por isso, há necessidade de criar manuais, treinamentos de capacitação de gestão, de operação, suporte dos franqueadores e acompanhamento de um consultor experiente.

Apesar de um acompanhamento direto com a franqueadora, o empreendedor tem a autonomia gerencial a seu favor e total suporte da rede, visto que a preocupação da marca é fornecer a melhor condição para o crescimento da rede e satisfação de seu público. Isso beneficia o franqueado e estimula o crescimento de ambos. A contribuição mútua e a promoção de programas de capacitação, produtividade e revisão dos processos podem ser um dos principais ganchos para auxiliar na permanência das franquias em crises econômicas. Mesmo para os empresários que não atuam no modelo de mercado pautado pelo franchising, seria interessante usufruir das técnicas deste segmento para reestruturar e avaliar seu negócio para permanecer firme em situações adversas.




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