Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Mais ) - MG - Brasil - 21-04-2016 - 10:49 -   Notícia original Link para notícia
Diagnóstico apontará perfil da avenida Pedro II em BH


Daniela Macielin         





                              



      Conectar teoria e prática e oferecer aos alunos e comunidade conhecimentos capazes de gerar transformação social e desenvolver economicamente a região na qual está inserida são os principais objetivos do projeto "Diagnóstico da atividade empresarial da avenida Pedro II - perfil, problemas e soluções", desenvolvido pelos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Newton Paiva. A iniciativa é uma parceria entre Centro Newton de Empreendedorismo (CNE), Centro Jurídico Newton (Ceju), de Belo Horizonte (-BH), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) e DIÁRIO DO COMÉRCIO.

A avenida é uma importante via de acesso que liga a região central da cidade às regiões Noroeste e Pampulha e ainda pode ser usada como acesso à região Oeste e ao Anel Rodoviário da Capital. Reúne comércio diverso e consolidado. De acordo com a coordenadora do curso de Administração e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário Newton Paiva, Cássia Rezende Diniz, o projeto reúne 90 alunos de todos os períodos dos três cursos.

"Queremos levantar um perfil completo do comércio e dos comerciantes da avenida Pedro II, incluindo aspectos jurídicos e de gestão. No ano passado a fez um levantamento muito interessante, porém algumas questões não foram contempladas. Queremos aprofundar esse perfil fazendo uma análise científica dos dados", explica Cássia Diniz.

Análise de dados - Os alunos selecionados passaram por treinamento e já completaram a etapa de coleta de dados. A missão agora é tabular a pesquisa e analisar os dados.

"Fecomércio e nos ajudaram na construção da metodologia e das técnicas de abordagem. Esse trabalho permite aos alunos vivenciarem as situações que conhecem na teoria. Muitos estão descobrindo objetos de estudo para futuros trabalhos e até novos campos de atuação enquanto profissionais. Também estão trazendo novos casos para os núcleos universitários", afirma a coordenadora.

Traçado o diagnóstico, os comerciantes serão convidados para conhecer o resultado. O objetivo é que eles se apropriem do conhecimento gerado para melhorar seus negócios e, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade do entorno. "Vamos apresentar os resultados da pesquisa e colocar à disposição deles serviços do Centro Newton de Empreendedorismo, Centro Jurídico Newton e do Núcleo de Perícia Contábil. Podemos oferecer atendimento em muitas questões que hoje eles não têm acesso. Essa é uma forma de fortalecer o nosso vínculo com a comunidade e inovar, oferecendo aos alunos uma experiência real do que vão encontrar quando se formarem", destaca a professora.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.