Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 17-04-2016 - 10:48 -   Notícia original Link para notícia
Sonho sob medida

Viajar é realizar o desejo de vivenciar novas culturas, comidas, momentos. Agências oferecem pessoas especializadas, para criar roteiro personalizado para clientela


Augusto Pio


Publicação: 17/04/2016 04:00




Há 35 anos no mercado, Humberto Vieira, da Primus Turismo, diz que segmento que tem crescido é o de viagens corporativas
Viajar é bom e faz bem à saúde física e mental, porém, o melhor caminho antes de planejar algo é buscar alguma empresa experiente no mercado que possa ajudar na realização da viagem dos sonhos. Belo Horizonte conta com muitas agências que podem dar as informações certas sobre roteiros, onde se hospedar e comer e preços em geral. José Eugênio de Aguiar, dono da Hebert Turismo e presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Minas Gerais (Sindetur), diz que o estado conta com duas mil empresas de turismo atuantes. "São agências de viagens, operadoras e transportadoras turísticas."

Humberto Vieira, diretor da Primus Turismo & Viagens, diz que o mercado sofreu desaquecimento pós-Copa do Mundo de 2014, mas está assistindo a uma retomada. "A reaquecida tem ocorrido no segmento corporativo. As viagens a lazer também começam a dar sinais de recuperação." A Primus oferece, no segmento lazer, atendimento individualizado na montagem de roteiros personalizados e venda de passagens aéreas, além de cruzeiros marítimos, reserva de hotéis em todas as localidades, pacotes das principais operadoras, ingressos para shows e atrações turísticas, e também parques temáticos e seguros de viagem.

A empresa, criada há 35 anos, emprega 85 pessoas, e sua maior demanda é por passagens aéreas e hospedagem. "Acredito que um dos nossos diferenciais sejam os serviços para viagens corporativas e profissionais. Temos ainda um departamento especializado em viagens de luxo. Estou satisfeito com o negócio e, no momento, caminhamos para a retomada gradativa dos negócios para em 2017 pensar em ampliação", diz.





O agente de viagens Flávio Geo especializou-se em roteiros diferenciados
seriedade Agências de viagem trabalham com o sonho das pessoas e geralmente buscam superar as expectativas dos clientes. E é justamente aí que mora uma questão frágil neste nicho de mercado. "A maior dificuldade hoje são empresas sem conhecimento do negócio, que não assumem responsabilidades, que só se preocupam com vendas 'on-line', que não entregam aquilo que o cliente espera e que mancham o trabalho artesanal e criativo do agente de viagem", lamenta o diretor da Primus. Segundo ele, logo que surgiram as compras de serviços turísticos on-line, a agência foi uma das primeiras a investir em um portal de compras e hoje tem dois canais de vendas. 

"O fato é que a internet e as agências on-line jamais competirão com o conhecimento e know-how de consultores especializados. Mas também é fato que toda agência deve ter seu segmento on-line. Comprar passagem, reservar hotel é uma coisa, mas saber indicar de acordo com o perfil do cliente, somente um agente sabe fazer", garante Humberto Vieira.

José Eugênio de Aguiar alerta sobre os perigos de se comprar pela internet, baseado em relatos de clientes que não tiveram os serviços adquiridos cumpridos, e diz que, nesse sentido, o mercado está deteriorado, em função da concorrência desleal das companhias aéreas, de redes hoteleiras e de locadoras de veículos, que criaram seus próprios sites e colocaram preços menores do que os praticados pelas agências. "Antes, éramos parceiros e hoje pela atuação individual de cada uma estamos quase sendo eliminados. Se as empresas turísticas mantivessem tarifas similares em seus sites aos das agências, como ocorria até um passado recente, estaríamos recebendo 80% das emissões, e não os 30% atuais", avalia Aguiar, que está há 35 anos no mercado. Sua agência, a Herbert Turismo, tem dois funcionários e oferece serviços de emissão de passagens aéreas nacionais e internacionais, reserva de hotéis, locação de veículos, venda de cruzeiros marítimos e pacotes de operadoras.

%u2022 HORA DE CAUTELA  
E PLANEJAMENTO 

Para Maurício Costa de Carvalho Souza e Pollyanna Cançado, sócios da Volta ao Mundo Agência de Viagens e Falls Viagens, no turismo, assim como em todas as áreas, as pessoas têm sido mais cautelosas em assumir compromissos futuros, como o parcelamento dos pacotes. "Algumas famílias diminuíram a frequência com que viajavam e outros clientes continuam passeando como antes, porque já tinham planejamento para isso. Acho que a palavra de ordem é planejamento. Aliás, para tudo na vida temos de planejar", salienta Maurício.

Além do básico, como passagens e reservas, a Volta ao Mundo e Falls Viagens oferecem viagens exclusivas em grupo com acompanhamento pessoal, passes de trem, cruzeiros marítimos, viagens para esportistas, como participações em maratonas, esquiadores, torneios diversos, roteiros para grupo de motociclistas, cursos no exterior e seguros. "Nossos clientes são aqueles que não dispensam uma boa assessoria de viagens. E sabem que, por isso, não pagam mais caro. A grande maioria já compra conosco há muito tempo e tem liberdade de nos apresentar qualquer preço que, por ventura, possa achar mais barato na internet. A relação é de confiança e amizade", diz Maurício.



Os sócios Maurício Costa e Polyanna Cançado tentam manter relação de confiança com clientela, para estabelecer fidelização
Eles têm grande demanda por resorts no Nordeste e Caribe, viagens para Europa e Estados Unidos e, agora, um pouco mais de procura por destinos exóticos. "Não somos meros vendedores de pacotes. Somos consultores de viagem. Analisamos o perfil de cada cliente particularmente, aconselhando-o sobre qual destino deve escolher, a melhor época para viajar, o hotel que mais se adequa às suas necessidades e anseios. Para que possamos prestar atendimento de excelência, buscamos estar sempre atualizados com as novidades do mercado, participando de feiras, treinamentos, estudando bastante e viajando muito para conhecer pessoalmente hotéis e destinos e, assim, proporcionar aos nossos clientes a viagem que ele esperava, dentro do seu orçamento", garante Maurício.

Empregando cinco pessoas, o empresário salienta que, mesmo em momentos de crise, como agora, o faturamento continua satisfatório. "Temos a certeza de que o mercado há de melhorar com novas posturas políticas que o Brasil há de adotar. Investir nesse ramo dependerá muito do perfil do empreendedor e suas expectativas de retorno. Aconselharia que ele procurasse alguém que já atue na área para se informar da dinâmica do funcionamento de uma agência de viagens, seus custos fixos e todos os demais pontos relevantes que devem ser considerados para que, conhecendo mais a fundo, possa decidir se vale a pena entrar no ramo."

APOSTA NO LUXO Flávio Geo e a irmã Angela Geo são proprietários da Visa Turismo, fundada há 37 anos. A empresa é especializada em viagens de luxo. "Somos uma agência que faz parte do seleto Grupo de Agentes Virtuoso. Podemos oferecer aos nossos clientes amenidades exclusivas, upgrades e acessos privativos e muitas experiências únicas", garante Flávio. "Hoje, o mercado está crescendo muito para o público que quer ter todas as informações na mão de um consultor de turismo. E eles procuram as agências para poder minimizar os erros e maximizar o tempo de cada um, que hoje é um bem precioso que cada um tem. Um bom consultor de turismo pode elaborar um roteiro considerando o que de melhor o cliente vai ter em cada lugar. A internet pode ser uma aliada, mas nunca poderá substituir o feeling do ser humano", acrescenta Flávio. Uma das especialidades da Visa Turismo é organizar viagens para famílias que querem emoções diferentes. "Pode ser para celebrar datas importantes, aniversários, casamentos e momentos especiais de convivência. O que temos em mente é que, nesses casos, estamos elaborando um roteiro multigerações, onde vários fatores e passeios serão considerados", salienta o empresário.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.