Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 12-04-2016 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Vendedores divergem sobre abrir aos domingos

Discussão sobre abertura sete dias por semana está em pauta no setor


Desânimo. Corredores mostram como o movimento aos domingos está fraco, mas comerciário acha que "é um dia a mais para vender"


PUBLICADO EM 12/04/16 - 03h00


JULIANA GONTIJO


Você é favorável ao fechamento das lojas dos shoppings aos domingos? O fato é que não há unanimidade. A equipe de O TEMPO percorreu, no último domingo, centros de compra de Belo Horizonte e ouviu vendedores e consumidores. Muitos comerciários dizem que as vendas estão fracas e que não vale a pena abrir no domingo. Outros acham que é um dia a menos de vendas, e têm receio de que o desemprego aumente.


O Sindicato dos Empregados do Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana e alguns lojistas são favoráveis ao fechamento no domingo. A Associação Brasileira de Shopping Centers é contra. Já a de Belo Horizonte (-BH) defende que o empresário deve avaliar se abre ou não. Mesma opinião tem o Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas-BH), que foi quem trouxe o assunto para debate.


Enquanto as entidades discutem, os funcionários têm suas próprias opiniões. "Não está compensando. Domingo é o pior dia da semana. Sexta e sábado são os melhores", observa a vendedora Maria Paula Ribeiro. 


A caixa de loja de roupas Karina Santos conta que já valeu a pena funcionar aos domingos, mas há alguns anos. "Já passamos por outras crises, como na época do então presidente Sarney. Eu lembro que pouca gente comprava. Não diria que é a pior, mas acho que essa é uma das piores crises que já vi", diz.


Na mesma loja, a vendedora Cleide Santos diz que a realidade hoje não é nada boa, não só aos domingos. "Espero que volte a valer a pena. Essa situação não é boa para quem trabalha com vendas. Não é bom sair de casa para não vender", reclama. "Já tive clientes que compravam a mesma peça em várias cores. Hoje, já chegam falando que vão comprar uma lembrancinha por um determinado valor". Cleide diz que já chegou a ficar sem vender nada por quatro domingos.


Vendedor de uma loja de roupas e acessórios masculinos, Antônio Carlos de Tadin conta que o desempenho aos domingos piorou há mais de um ano. "Muita gente que vem ao shopping aos domingos vem para almoçar e ir ao cinema. Acredito que, no geral, não está compensando funcionar".


Melhor que segunda. Sábado é o melhor dia de vendas para a vendedora Nicole Santos de Oliveira. Há quatro meses ela trabalha em uma loja de bijuteria de um shopping de Belo Horizonte. "Acho que o funcionamento aos domingos é bom para o consumidor. E, para o vendedor, é mais um dia para vender".


Para a vendedora de produtos para casa Aline Santos, o funcionamento da lojas no primeiro dia da semana é favorável ao consumidor. "Hoje em dias as pessoas têm pouco tempo. Eu mesma, quando não trabalhava aos domingos, comprava nesse dia", diz. Para ela, domingo não é um dia ruim de vendas. "Segunda-feira é o pior", diz.


Consumidor, em geral, aprova a conveniência dos horários

A aposentada Lourdes Belloni, que estava em um shopping de Belo Horizonte no último domingo, é contra o fechamento das lojas nesse dia. "Há pessoas que vêm para almoçar e acabam comprando. Fechar seria uma perda para o consumidor", diz. Já a professora Raquel Braga diz que o funcionamento é conveniente, embora ela aproveite pouco. "Só vou ao shopping domingo para comprar se for emergência".

O educador físico Giovanni de Lima Barroso acha que as coisas devem ficar como estão. "Não tenho tempo para comprar durante a semana. Acho ruim para consumidor as lojas do shopping não abrirem aos domingos". 


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.