Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 10-04-2016 - 12:34 -   Notícia original Link para notícia
Franquia não é só fast food

Mesmo com a economia desafiadora, o sistema de franquia permanece em expansão no Brasil e no exterior devido ao alto grau de inovação e sustentabilidade. Apesar de abranger participação em todos os nichos comerciais, muitos relacionam a modalidade apenas com os fast food. Podemos atribuir isso à globalização de grandes redes de alimentação internacionais, principalmente as americanas, que estão atreladas à cultura pautada no comportamento americano. Devemos dar relevância para o segmento da alimentação, pois ele realmente cresce, mas as franquias vão muito além disso.

Uma notícia inesperada para os que acreditam que a maior participação nas franquias em composição e faturamento está entre os chamados food service: o segmento de alimentação ficou em segundo lugar em representação do faturamento em 2015 com 20%, perdendo o maior posto para as franquias de negócios e serviços, com 21,1%. Se comparado ao ano de 2014, a área alimentícia ficou em quarto lugar, com crescimento de 8,9%. Em primeiro lugar estão as franquias de acessórios e calçados, com incremento de 12%, seguidas por negócios e serviços, com 10,2%, e hotelaria e turismo, com 9%.

Cada vez mais popular, a expansão de redes de empresas dos mais variados ramos da economia por meio do franchising abre oportunidades, principalmente para negócios e serviços no Brasil. O segmento de seguros, por exemplo, tem obtido ascensão nos contratos de segurança à vida, de imóveis, automóveis e escolares. A preocupação em proteger a família, bens e evitar surpresas desagradáveis vem estimulando o brasileiro a investir em proteção e estabilidade. Outro destaque são os serviços para casa e escritórios, como limpeza, manutenção, jardinagem, assistência hospitalar e automotiva. Podemos observar ainda maior participação no franchising entre o ramo de hotelaria e turismo, impulsionado pelo surgimento das microfranquias voltadas para agências de viagens e pelo aumento de eventos internacionais realizados no Brasil nos últimos anos.

O fato é que é possível expandir redes em todos os segmentos - acessórios pessoais e calçados; negócios e serviços; hotelaria e turismo; alimentação; veículos; educação e treinamento; esporte, saúde, beleza e lazer; vestuário; comunicação, informática e eletrônicos; limpeza e conservação; casa e construção. O amadurecimento do franchising brasileiro é pautado, principalmente, pelo caráter empreendedor. O brasileiro tem usado e abusado de características criativas para buscar estabilidade financeira e independência empresarial, o que contribui para a expansão do ramo em qualquer setor varejista. Por isso, é preciso reconhecer modelos e formatos diferentes presentes no setor de franquias.

O interesse dos futuros franqueados está mudando e se consolidando. A internacionalização dos produtos e serviços brasileiros também tem se diversificado e isso é um ponto positivo para o franchising nacional. Novos investidores e empreendedores têm percebido as demandas da comunidade à sua volta e promovido a diversificação dos negócios.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.