Leitura de notícia
DCI - Online ( Comércio ) - SP - Brasil - 17-03-2016 - 05:00 -   Notícia original Link para notícia
Lucro líquido da Arcos Dorados despenca 45%

Maior franqueadora do McDonald's no mundo sentiu o impacto da desvalorização das moedas da América Latina em relação ao dólar, que derrubou receita no último trimestre do ano passado


Fachada de uma das lojas da rede de fast-food instaladas em bairro da zona leste de São Paulo
Foto: Antonio Milena/Estadão Conteúdo


São Paulo - A Arcos Dorados, maior operadora do McDonald's na América Latina, teve lucro líquido de US$ 5,6 milhões no quarto trimestre do ano passado, representando queda de 44,7% ante o ganho de US$ 10 milhões verificado no mesmo período de 2014.


Quando analisada a receita da maior franquia da rede de fast-food no mundo, houve queda de 28,7% na receita no quarto trimestre de 2015 ante o mesmo período de 2014. Segundo a empresa, a receita em dólares sofreu com o impacto da depreciação da moeda brasileira e encerrou o último trimestre de 2015 em US$ 333,4 milhões.


A Arcos Dorados calcula que o impacto cambial na conversão da receita para dólares foi negativo em US$ 169,6 milhões, Se não fosse por esse efeito, a companhia teria registrado crescimento de 7,6% no faturamento na comparação anual.


A companhia afirmou que o efeito de depreciação da moeda brasileira foi o principal fator a impactar o resultado consolidado do grupo. Na soma dos resultados de todos os países, as receitas da companhia caíram 16,3%, ficando em US$ 765 milhões.


Brasil


No Brasil, a Arcos Dorados afirmou que o cenário macroeconômico fez o fluxo de clientes nos restaurantes diminuir. A companhia informou que as vendas no critério mesmas lojas, indicador que desconsidera o efeito cambial e leva em conta apenas restaurantes abertos há mais de um ano, subiram 4,5% na comparação anual. O crescimento das vendas mesmas lojas ficou abaixo da inflação brasileira no período. "O cenário macroeconômico desfavorável no Brasil, conforme refletido pela inflação e depreciação da moeda, continuou a impactar o tráfego [de clientes nos restaurantes]", informou a companhia em sua divulgação de resultados.


De acordo com a companhia, o resultado não é exclusivo da empresa. "As vendas do varejo em geral declinaram em 2015 pela primeira vez em mais de uma década", acrescenta a companhia, sobre o cenário brasileiro atual.


O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da operação brasileira caiu 4% no quarto trimestre de 2015 ante o mesmo período do ano passado, também impactado pelo efeito cambial, ficando em US$ 78,2 milhões entre outubro e dezembro de 2015.


Pontos positivos


De acordo com a empresa, apesar do desempenho, alguns pontos positivos no mercado brasileiro sustentaram a operação. "Ao longo de 2015 a operação brasileira esteve focada em atender aos anseios dos clientes, o que garantiu ações e campanhas mais aderentes ao gosto dos consumidores. Estamos satisfeitos com a nossa performance, que mesmo diante de um cenário econômico desafiador, conseguiu terminar o ano de maneira positiva", como afirma o presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados, Paulo Camargo.


Um dos fatores de sucesso do último trimestre de 2015 foi o reforço da estratégia de extensão da linha dos sanduiches "core", com a introdução da campanha "Novinhos Cheddar", além de novos sabores na linha de sobremesas.


Da redação


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.