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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 06-03-2016 - 12:03 -   Notícia original Link para notícia
O drinque da hora

Casal monta negócio com vinho tinto, rosé ou branco e frutas. Originária do Sul da Espanha, sangria começa a ganhar o paladar dos fiéis cervejeiros de BH


Uma ideia inusitada fez o então doutorando em ciências biológicas Pedro Ratton trancar o curso e mudar o rumo de sua vida. Além de nunca ter trabalhado com o ramo de alimentação, sua aposta, com certeza, causou estranhamento a quem a ouvia pela primeira vez: vender sangria. Se houve alguma dúvida sobre as possibilidades de sucesso da empreitada, ele encontrou apoio e parceria em sua namorada, Bruna Rodrigues. Assim nasceu A Equilibrista, um negócio nada óbvio que, em poucos meses, já faz o ex-estudante planejar passos maiores.

O grande motivador para a inspiração de Ratton foi o movimento recente observado no cenário gastronômico de Belo Horizonte. Após frequentar com a namorada algumas feiras em espaços públicos, como a famosa Aproxima, ver os food trucks ganharem as ruas da cidade e notar um crescente interesse das pessoas por novos produtos, o empresário teve a sacada.

Antes de começar a sair por aí vendendo o drinque, ele passou cerca de dois meses desenvolvendo, testando e elaborando as receitas. Hoje, A Equilibrista oferece três sabores de sangrias: vinho tinto, vinho branco e espumante rosé. As frutas usadas - são as mesmas para as três combinações - foram escolhidas com cuidado para manter o padrão do produto, levando em conta sazonalidade, preço e, obviamente, sabor. Mesmo sendo filho de cozinheiro e gostando muito da área, a inexperiência no ramo alimentício fez Ratton buscar cursos, estudar e procurar orientação no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mas somente um produto de qualidade talvez não fosse o bastante para romper com o desconfiado público mineiro. "No começo, tive um certo medo, porque o povo de BH é muito cervejeiro. Mas causamos um espanto bom, e muita gente estava aberta a experimentar", conta. Por conceito de negócio, de ir aonde as pessoas estão, e certa "falta de grana", o casal comprou uma bicicleta antiga, adaptou um pequeno balcão e freezer e foi para a luta. Com um visual bem bolado, cuidado com o design da marca e identidade chamativa - as sangrias são servidas em potes de vidro -, o produto chamou atenção logo na estreia, na Virada Cultural do ano passado. "Pensamos nessa pegada retrô, lúdica, meio circense. A ideia do nome veio daquela coisa da bebida mesmo, de se equilibrar em uma corda bamba, meio O bêbado e o equilibrista", brinca.

A virada do negócio, porém, foi durante o carnaval deste ano, na capital. Como a bicicleta era pouco prática para locomoção, Ratton investiu em um carrinho de picolé grande e foi seguir os blocos. "Trabalhamos a semana toda, do pré-carnaval até o último dia. Levamos o carrinho para os principais bloquinhos e foi um sucesso. Muita gente vinha, perguntava o que era e resolvia experimentar. Vendi mais de 1 mil sangrias", relata. A Equilibrista oferece duas opções de potes: uma de 355ml, que sai por R$ 16, e outra, de 187ml, por R$ 9. O empresário concentra esforços em três frentes: eventos gastronômicos e de rua, com o Aproxima e o Experimente; eventos particulares, como festas, casamentos, abertura de loja e lançamentos de produtos; e, em fase de experiência, parceria com pontos fixos, como bares e restaurantes.

"Tinha a vontade de abrir uma 'sangreria' este ano. Não gosto muito do nome, mas seria um bar focado em drinques, principalmente sangrias, é claro. Mas como a situação econômica do país não anda muito boa, resolvi esperar um pouco", diz. Participando de ao menos três eventos por mês, a média de vendas da A Equilibrista é de 600 sangrias mensais. Além do plano de comercializar o produto em supermercados, o empresário, seguindo o espírito do empreendimento, prepara uma sangria verde para o Saint Patrick's Day, que reúne milhares de pessoas na Savassi, Região Centro-Sul de BH. "É feita com vinho verde, maçã verde, kiwi e manjericão e vamos vendê-la na rua."

A namorada deixou a sociedade para tocar sua floricultura (eles seguem juntos), e Ratton já conseguiu outro sócio, Rodrigo Amaral, que tem experiência com bar. E se alguém chegou a pensar que seria uma loucura largar os estudos para vender sangria, Pedro Ratton não parece nada arrependido: "Estou bem feliz e não penso em voltar para o doutorado".

ORIGEM 

Drinque composto por vinho (tinto ou branco) ou espumante e frutas, a sangria tem sua autoria disputada por Portugal e Espanha. A região da Andaluzia, no Sul espanhol, costuma ser apontada como o berço da bebida. O certo é que esse coquetel europeu nasceu na Península Ibérica. Refrescante, a bebida aromatizada é, normalmente, servida gelada. Hoje ela é conhecida e consumida por todo o mundo, com as mais variadas combinações. Além do vinho e das frutas, é composta por açúcar e gelo.



 


SERVIÇO
A Equilibrista Sangrias
(31) 9 9612-8323
instagram.com/aequilibrista
www.facebook.com/aequilibristasangrias


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