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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 06-03-2016 - 12:04 -   Notícia original Link para notícia
Chocolates em alta para a Páscoa

Cursos especializados, confeiteiras e doceiras apostam na festa religiosa para lucrar com a venda de ovo e outros produtos personalizados, já que a clientela está em busca de qualidade e preço bom


Mesmo com a desaceleração da economia no país e no exterior, a Páscoa sempre foi um ótimo período para faturar um pouco mais, especialmente para quem trabalha com ovos e outros produtos caseiros. Alguns especialistas apostam que a data sazonal será favorável para esse segmento, levando em consideração o elevado preço dos produtos industrializados. Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados apontou queda de 7% no valor nominal da compra de ovos de Páscoa por parte dos varejistas com seus fornecedores. Isso mostra que a expectativa do varejo é vender menos em 2016.

O pequeno empresário, por outro lado, espera lucrar com isso. E para oferecer um produto caseiro de qualidade, as pessoas têm se especializado cada vez mais. A escola de culinária do Supermercado Decisão Atacarejo, que atua no ramo de atacado e varejo, ministra cursos há 11 anos. Começou por causa da demanda dos clientes, como conta a diretora de marketing, Valéria Costa Bax, e tem turmas cheias no período da Páscoa.

"Na sazonalidade, a gente direciona esses cursos. E é um sucesso, temos aulas diariamente. Os alunos são pessoas que querem fazer seus produtos em casa mesmo e microempresários da área. A procura pelos cursos aumentou bastante. Por causa da crise, as pessoas estão atrás de uma forma alternativa de ganhar dinheiro."

Os cursos do Decisão Atacarejo são uma boa opção para quem quer faturar nesta Páscoa em razão do custo/benefício: "São cursos rápidos, com duração de três a quatro horas, em dois ou três dias da semana, e custam R$ 40, em média", afirma Valéria, que prevê uma movimentação considerável. "Este ano, a gente acredita que a Páscoa vai ser forte na questão dos produtos feitos em casa por causa da alta dos valores dos produtos característicos da época. Nossas turmas estão lotadas!".
A cake designer Izabella Moreira colocou no cardápio o rocambole, para servir como sobremesa do domingo pascal
A cake designer Luíza Monteiro, de 26 anos, começou a atuar no segmento dos bolos e doces personalizados  recorrendo a cursos como esse. Ela era estudante de biologia e vendia cupcakes na faculdade para ajudar nos custos dos estudos. O sucesso foi tanto que ela abandonou a faculdade para se dedicar apenas à Raining Sugar, empresa especializada no ramo que montou há quatro anos. "Já fazia modelagem em biscuit, daí fui aprimorando e comecei a fazer outros produtos, além dos cupcakes. Esta é a minha quarta Páscoa."

Por causa da crise, Luíza aposta em novos produtos para manter a fidelidade dos clientes e ganhar novos consumidores. "A gente está apostando em lembrancinhas, além dos ovos convencionais e de colher. Antes, fazíamos dois tipos de ovos, mas como os preços dos ingredientes subiram, apostamos em produtos mais acessíveis, com preço variável entre R$ 7 e R$ 50", conta. Por isso, ela vai produzir ovos inteiros de 250g e 300g, com meia casca recheada. Os recheios são predefinidos: brigadeiro, pedacinhos de biscoito Negresco e leite Ninho com Nutella. "Os sabores foram definidos conforme a procura em outros anos. Toda nossa produção é artesanal, a receita é caseira e o prazo de consumo é de uma semana. A gente não faz estoque, algumas coisas consigo adiantar, como a casca dos ovos, mas só. Por isso trabalhamos com encomenda. E usamos chocolates nobres também."

BOLOS E ROCAMBOLES Outra cake designer que tem apostado em produtos diferenciados é Izabella Moreira, de 30. O objetivo, claro, é conquistar mais clientela. "Este ano, além dos ovos de colher, vou trabalhar também com bolos e rocamboles simples, para o almoço de Páscoa da família. É um preço mais econômico e os produtos são de qualidade."

Izabella começou a trabalhar com doces há cerca de quatro anos, quando abriu a Me Gusta Sugarcraft. A família já atuava no ramo alimentício, mas a praia da empresária era confeitaria. "Venho conquistando uma clientela que se mostra muito fiel e sempre tem algo a comemorar. Os produtos personalizados estão sempre na lista de desejos. Sempre gostei de doces e trabalhar com eles me pareceu uma ótima ideia", comenta.
Professora Lili Gamallo, do Decisão Atacarejo, orienta aluna a fazer o ovo
Para se especializar no ramo de confeitaria, Izabella fez três cursos específicos de doces e bolos personalizados. O forte são as festas ao longo do ano, mas dá para lucrar significativamente nas datas sazonais, como a Páscoa, de acordo com a confeiteira. Seus produtos também são feitos por encomenda. Em razão disso, o investimento é direcionado à criação dos modelos que serão comercializados. Ao contrário de Luíza, que está bastante otimista com as vendas, Izabella prevê um retorno menor que o do ano passado em razão do aumento dos valores das matérias-primas, mas considera ainda que o período será satisfatório.


Serviço

Escola de Culinária Decisão Atacarejo
Avenida Olegário Maciel, 721, Centro
Informações: (31) 3207-9013
rec.culinaria@decisaoatacarejo.com.br

Raining Sugar
(31) 3087-5991 e 99217-0571
rainingsugar.net

Me Gusta Sugarcraft
(31) 98392-1553
megustasugar@gmail.com


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