São Paulo - A fabricante de calçados Alpargatas reportou lucro líquido de R$ 47,8 milhões no quarto trimestre de 2015, retração de 43,6% ante os mesmos meses do ano anterior. O lucro consolidado da companhia no ano de 2015 chegou a R$ 272,3 milhões, montante 2,8% inferior a 2014.
A companhia divulgou ainda um lucro das operações continuadas, que desconsidera o resultado das marcas Topper e Rainha, cuja venda foi anunciada em novembro. Considerando apenas essas operações continuadas, o lucro chegou a R$ 55,4 milhões no quarto trimestre, recuo de 33,7%. No ano, o lucro das operações continuadas atingiu R$ 287 milhões, aumento de 0,7%.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia entre outubro e dezembro chegou a R$ 144,3 milhões, queda de 5% na comparação anual. Em doze meses, o Ebitda foi de R$ 567,1 milhões, com alta de 18,7% ante 2014.
A Alpargatas apurou receita líquida de R$ 1,131 bilhão nos três meses finais do ano, aumento de 11,6%. No ano, a receita subiu 16,6%, ficando em R$ 4,126 bilhão.
A companhia informou que o lucro do quarto trimestre de 2015 foi impactado pela ocorrência de despesas relacionadas à troca de controle. A Alpargatas reportou R$ 21,4 milhões em despesas por conta dessa mudança, sendo que a maior parte do gasto, de acordo com a empresa, tem relação com anuências contratuais.
O controle da Alpargatas pertencia à Camargo Corrêa, mas a construtora vendeu sua participação na fabricante de calçados em novembro para a J&F Investimentos, da família Batista, que controla a empresa de alimentos JBS.
Sandálias - A Alpargatas, fabricante da Havaianas, reportou queda nas vendas em volume no Brasil nos três últimos meses de 2015. As vendas de sandálias recuaram 10,4% ante o mesmo período do ano anterior no mercado brasileiro enquanto as de outros calçados caíram 38% no País.
Segundo a companhia informou em sua divulgação de resultados, a demanda por sandálias ficou estável no Brasil, mas a companhia afirma que houve um descasamento entre os tipos de produtos demandados e aqueles produzidos. Já as outras categorias de calçados foram afetadas pelo recuo nas vendas da marca Mizuno, à qual, segundo a empresa, seguiu a tendência de queda verificada no setor de artigos esportivos.
Apesar do recuo nas vendas e menor faturamento no Brasil, a Alpargatas teve ganhos de receita em operações internacionais, cujos resultados em reais foram favorecidos também pelo câmbio.
A companhia comentou em sua divulgação de resultados que os indicadores das operações internacionais foram impulsionados pela valorização do dólar, do euro e do peso argentino (nesse caso, até o início de dezembro) frente ao real. As operações internacionais foram responsáveis por 41% da receita líquida em 2015 ante 32% em 2014.
A receita líquida no Brasil caiu 3,9% no quarto trimestre de 2015, chegando a R$ 730,9 milhões. Já a receita na Argentina cresceu 62,2%, para R$ 291,4 milhões.
Ao mesmo tempo, a companhia divulgou que gastos mais elevados com despesas operacionais no Brasil afetaram o Ebitda do trimestre. Segundo a companhia, os gastos subiram sobretudo em marketing da Havaianas. A queda do Ebitda no Brasil no quarto trimestre foi, porém, em parte compensada por ganhos na Argentina.
Enquanto o Ebitda do Brasil chegou a cair 31,8% no quarto trimestre, para R$ 94,9 milhões, o da Argentina subiu 137,2%, para R$ 44,6 milhões.
Despesas - O lucro da companhia sofreu impacto negativo da queda do Ebitda do Brasil, mas também foi impactado por maiores despesas financeiras e despesas com a mudança de controle na Alpargatas.
As despesas financeiras totais da companhia saíram de R$ 26,1 milhões no quarto trimestre de 2014 para R$ 33 milhões no mesmo período de 2015. Já as receitas financeiras saíram de R$ 13,5 milhões para R$ 17,4 milhões. (AE)
Nenhuma palavra chave encontrada.