Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 21-02-2016 - 11:53 -   Notícia original Link para notícia
Comida no ponto certo

Empresa aposta em pratos individuais, saudáveis e prontos para consumo, que podem ser pedidos on-line. Com uso de técnica francesa, tudo é empacotado a vácuo, para garantir qualidade dos nutrientes e sabor original



Baltazar Melo é um dos sócios do Un Gourmet, que, além de oferecer carnes, massas e legumes, vai ofertar produtos do interior de Minas


Inovação e ousadia são as palavras de ordem na Un Gourmet, que abriu as portas em novembro com a proposta de oferecer pratos individuais balanceados, saudáveis e prontos em encomendas on-line e entregas por delivery. A novidade não para aí, já que a principal aposta está na forma como os alimentos são preparados, que usa o processo sous vide, técnica francesa criada na década de 1970 e que envolve o preparo de alimentos previamente empacotados a vácuo, em temperatura controlada e sem a necessidade do uso de fogo. Com isso, o sabor original dos alimentos é preservado, além dos nutrientes e sucos naturais. Com investimentos iniciais de R$ 600 mil, a empresa tem como proposta fazer frente a uma crescente demanda de alimentos em porções pessoais, evitando o desperdício.

A ideia surgiu quando os sócios Baltazar Melo e Urbano Pereira, que atuam juntos na área de treinamento há 15 anos - trabalhando com dinâmicas vivenciais, entre elas a atividade gastronômica como forma de perceber processos de gestão -, enxergaram essa oportunidade de mercado. "Urbano me apresentou essa ideia de alimentos em porções para uma só pessoa, que é inovadora, e acabamos encontrando o conceito sous vide, que possibilita conservar alimentos de alta qualidade por um período de até um ano e meio, sem nenhum risco de contaminação, já que não existe manipulação entre o preparo e o armazenamento", observa Melo. O público-alvo são casais sem filhos, pessoas que moram sozinhas, jovens, adultos e idosos, enfim, todos aqueles que não têm empregada doméstica, mas precisam e fazem questão de se alimentar em casa.

"A Un Gourmet foi criada com a expectativa de servir alimentação em porções unitárias, porque, analisando o mercado de alimentos, fica claro que as pessoas já não têm tempo para ficar cozinhando. Quando vão fazer compras no supermercado, é quase impossível achar porções individuais. Foi aí que pensamos na técnica sous vide e desenvolvemos uma série de pratos à base de carne de boi, frango, peixe, porco, cordeiro, pato e massas. Conseguimos montar esse cardápio de maneira a atender bem o varejo", explica Urbano Pereira. Além disso, a empresa oferece porções de 50 gramas de legumes. A expectativa de retorno do investimento é de quatro anos. O tempo de espera para obter o dinheiro aplicado no negócio de volta demora um pouco porque como a iniciativa é inovadora, é preciso quebrar paradigmas de comportamento.

Três meses depois de abrir as portas, segundo os sócios, os clientes que apostaram na ideia gostaram e voltaram. "Nossa meta é que as pessoas repitam a experiência e é o que vem ocorrendo. Temos clientes com pedidos programados até o fim de março. Estamos atingindo nossos objetivos", comemora Pereira.

A confiança no negócio é tão grande que os sócios adquiriram a Viva Leve, empresa de sanduíches, que será incorporada à Un Gourmet agregando sanduíches naturais e saladas de frutas embalados a vácuo. Além disso, os sócios garimparam quitutes do interior de Minas, como um café orgânico que não é encontrado em supermercados, temperos e doce de leite. Hoje, já são 12 pessoas trabalhando em Belo Horizonte e outras 20 junto a um parceiro que produz toda a parte de proteínas, em Juiz de Fora. "A Viva Leve será incorporada em cerca de 20 dias e isso vai ampliar nosso leque de produtos", comemoram os empresários.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.