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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 20-02-2016 - 11:52 -   Notícia original Link para notícia
Raia Drogasil vê concorrentes regionais perto de quebrarem na crise

A rede de varejo farmacêutico Raia Drogasil considera que a crise tem enfraquecido parte de seus concorrentes regionais e acredita que alguns deles estão perto de "não conseguir atravessar" esse período ruim. O comentário foi feito pelo vice-presidente de Planejamento e Relações com Investidores, Eugênio De Zagottis, durante teleconferência com analistas e investidores.

"Estamos em um mercado em que os spreads bancários estão na lua e isso coloca uma pressão monumental em empresas que não têm geração positiva de fluxo de caixa livre", comentou. "A empresa começa a reduzir estoque, aumentar preço e demitir pessoal, vemos muitos concorrentes regionais importantes sofrendo e a gente se beneficia disso", acrescentou.

O executivo considerou que, por conta desse cenário de juros altos, a companhia tem trabalhado para manter o caixa. Ele avaliou que, em 2016, a Raia Drogasil terá uma necessidade de investimentos elevada para cumprir a meta de abertura de 165 lojas no ano, mas disse que a rede está mais cautelosa quanto a desembolso de recursos que não sejam direcionados à expansão.

Segundo De Zagottis, o cenário para o fluxo de caixa livre da Raia Drogasil em 2016 "deve ser de neutro a positivo", mas ele considerou que o resultado pode ficar "mais perto de zero do que no ano passado".

Balanço - Em 2015, a companhia gerou R$ 110,4 milhões em fluxo de caixa livre, ante R$ 76,3 milhões em 2014. Já o fluxo de caixa total, após juros sobre capital próprio e resultado financeiro, foi negativo em R$ 19,9 milhões em 2015.

De acordo com o balanço financeiro divulgado pela Raia Drogasil, o lucro líquido da companhia atingiu R$ 341,753milhões no ano passado. O resultado é 25,4% superior ao registrado em 2014, quando totalizou R$ 272,432 milhões. O Ebitda - lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, somou  R$ 743,516 milhões, ante R$ 544,499 milhões no exercício anterior. Isto representa incremento de 36,5% no período.

Em 2015, a receita bruta da rede cresceu 21% na comparação com o ano anterior. O montante passou de R$ 7,784 bilhões para R$ 9,424 bilhões, segundo o relatório.
No documento, a empresa informa que abriu 156 lojas e fechou 15 em 2015 (62 aberturas e 7 encerramentos no quarto trimestre), encerrando o ano com 1.235 lojas em operação, considerando as 3 lojas da 4Bio, empresas adquirida no ano passado.

"Superamos o guidance de 145 aberturas brutas, o que reflete uma aceleração relevante no ritmo de aberturas. Isso foi possível devido a um incremento no pipeline de contratos assinados ao longo dos últimos doze meses em preparação para a aceleração do crescimento", informa no relatório.

De acordo com a companhia, a rede atingiu uma participação nacional comparável de mercado de 10,6%, um incremento pró-forma de 0,9 ponto percentual sobre 2014, incluindo a participação de mercado da 4Bio. "Incrementamos a nossa participação comparável de mercado na maior parte das regiões onde atuamos. O principal destaque foi São Paulo, onde registramos uma participação de mercado de 22,6%, um ganho de 0,8 ponto percentual alavancado pelo nosso crescimento orgânico e por um sólido crescimento das nossas lojas maduras. Nos demais estados da região Sudeste, registramos um ganho de participação de 0,1 ponto percentual", aponta a empresa. (Com AE)


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