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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 07-02-2016 - 11:07 -   Notícia original Link para notícia
Oportunidades motorizadas

O mexicano Pedro Luiz Perez investiu, com uma sócia mineira, no food truck de comida mexicana Tá com Tudo. Deu tão certo, que eles montaram uma loja fixa em BH

O antigo carrinho de cachorro-quente evoluiu. E o boom recente dos food trucks nas grandes cidades do país reaquece a modalidade de negócios móveis. Mesmo que o ramo da alimentação seja o mais conhecido, as possibilidades são muitas: pet shop, lava a jato, reparo automotivo... O limite é a criatividade. Mobilidade, visibilidade e investimento menor são as principais vantagens do modelo, que já começa a ser a primeira opção de muitos empreendedores que estão apostando no seu primeiro negócio.

Foi assim com a mineira Leticia Alvim e o mexicano Pedro Márquez. Quando a ex-funcionária pública e o administrador de empresas resolveram investir em um negócio próprio, a primeira opção foi pelo food truck. Mas não pensem que eles foram levados por uma moda passageira. O Tácomtudo, especializado em tacos, comida de rua típica do México, surgiu em 2012, antes dos caminhõezinhos gourmets virarem figuras fáceis em BH. O ponto fixo, que fica no Bairro Alípio de Melo, na Região Noroeste, só foi aberto dois anos depois. Na verdade, o casal começou a testar a viabilidade do negócio em uma feira de bairro, mais precisamente no Celso Machado. "O Pedro sempre gostou muito de cozinhar, como hobby mesmo. A mãe dele é cozinheira. Sempre fazíamos os tacos em casa, para os amigos e em algumas festinhas pequenas. Daí surgiu a ideia de vender tacos. Começamos na feira para ver se o negócio era viável", explica Leticia.
João Victor Curial e Juliana Caltabiano, da Só Coxinhas, investem no modelo de franquia, para levar salgadinhos aos quatro cantos do país
O casal apanhou um pouco para pegar o ritmo do negócio, mas, em pouco tempo, o investimento inicial de R$ 40 mil para a adaptação do veículo foi recuperado. Como os food trucks eram novidade, eles não sabiam muito sobre legislação nem logística para o empreendimento começar a lucrar. "Depois que lançamos o Tácomtudo, priorizamos a Região Noroeste mesmo. Aos poucos, fomos aprendendo a logística. Começamos a buscar locais onde teríamos maior visibilidade, em vias mais movimentadas. Sempre divulgando nas redes sociais para os clientes", relata. Leticia aponta que outro mercado importante para o negócio é o de eventos, que engloba, além de festas corporativas, de aniversário e debutantes, os que são organizados pelos próprios donos de food trucks.

Para Leticia, o carro e a loja são complementares e atingem públicos diferentes. No primeiro, o cardápio é mais restrito e eles não podem vender bebidas alcoólicas. "Embora seja o mesmo produto, na loja temos um cardápio um pouco maior e atendemos um outro tipo de cliente, que é aquela pessoa que quer sentar na mesa e não gosta de comer na rua. Também podemos vender marcas de cerveja mexicanas e tequila", completa. Hoje, além do carro e da loja fixa, o casal está investindo em entregas a domicílio. Sobre investir em comida mexicana, usando um modelo de negócio que ainda engatinhava na cidade, Leticia mostra a garra de uma empreendedora de sucesso: "Até hoje ainda enfrentamos resistência de alguns clientes. Falo que nossa venda mais difícil é a primeira. Depois que a pessoa conhece nosso produto, ela sempre volta. Na começo, quase dávamos o taco de graça para as pessoas experimentarem".

%u2022 SUCESSO QUE 
VIROU FRANQUIA 

O caminho trilhado pelos empresários paulistas Juliana Caltabiano e João Victor Curial é similar ao da Leticia e do Pedro. Executivos na área de marketing de uma multinacional, os dois resolveram sair de seus empregos para se tornarem sócios em um food truck especializado em coxinhas. E o negócio, em pouco menos de dois anos, cresceu tanto que, desde outubro de 2015, eles investem no setor de franquias.

"Quando começamos, em setembro de 2014, São Paulo estava registrando mais food trucks. Não conhecíamos nenhum que trabalhasse  com coxinhas. Minha sogra tem um café, com bastante experiência com salgados. E a receita dela de coxinha é bastante famosa. Aí resolvemos investir e sair pelas ruas da cidade", conta Juliana.

Com apenas quatro meses de existência, o Só Coxinhas já operava com três Kombis e havia triplicado seu faturamento. Em 2015, os empresários passaram a investir em outras cidades e em uma loja fixa. Quem frequenta as feiras de food trucks de Belo Horizonte provavelmente já viu e sentiu vontade de provar alguns dos oito sabores salgados de minicoxinhas. A unidade de BH está em processo de se tornar uma franquia. Os empresários planejam a expansão da marca, inicialmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

"Já temos uma unidade franqueada no Rio de Janeiro. BH é a próxima cidade. Todo o treinamento é em São Paulo. Contratamos uma assessoria de franquias e ela deu todo o suporte para o desenvolvimento do projeto", explica Juliana, que vê o mercado de food trucks com grandes possibilidades de expansão. "Não enxergo como algo estabilizado, pelo contrário. Até pela flexibilidade do carro, que você vai aonde o cliente vai. Além disso, o mercado de eventos cresceu muito, e somos requisitados para formaturas, festas de debutantes, casamentos."

Para os interessados em abrir uma unidade do Só Coxinhas, o investimento inicial é de R$ 130 mil. São necessários apenas dois funcionários fixos para um faturamento bruto médio de R$ 35 mil por mês e lucro entre 20% e 30%.
Franquia AcquaZero usa um minitruck para levar todos os apetrechos necessários para limpar o carro dos clientes
APOSTA DIFERENTE Se o ramo alimentício é o mais comum na modalidade de negócios sobre rodas, outras possibilidades podem representar uma boa oportunidade de investimento. O que chamou a atenção do empresário Ragner Reis foi o custo inicial, menor do que o da clássica loja física. Há cerca de seis meses, ele resolveu apostar na franquia de lava a jato delivery AcquaZero Car Wash.

"Sempre quis ter um negócio próprio. Já tive algumas experiências que não deram certo. O AcquaZero me pareceu uma boa oportunidade, pois, com a crise hídrica, tem o lado ecológico. Além do investimento inicial mais em conta, optei pelo modelo de delivery pela comodidade que traz ao cliente. Achei que o público ia se interessar em ter esse serviço em sua própria residência", conta. A AcquaZero Car Wash é especializada em limpeza ecológica e estética automotiva. Para limpar um automóvel, bastam 300ml de água. Os outros produtos usados são biodegradáveis e não agridem o meio ambiante. Outros serviços oferecidos são a cristalização de vidros, enceramento, revitalização dos plásticos do carro, entre outros.

O investimento de R$ 60 mil ainda não foi totalmente recuperado por Ragner, mas os resultados desses primeiros seis meses deixam o empresário otimista. "Futuramente, pretendo capitalizar para abrir uma loja, ampliar a franquia. Estou numa fase de maturação. A intenção é ficar, no futuro, mais focado na área estratégica", completa.

Ragner afirma que a franqueadora o ajudou muito. Um técnico veio de São Paulo e passou quatro dias em Belo Horizonte para o processo de treinamento. A empresa também ofereceu todo o suporte para a plotagem do carro e confecção da carreta usada para transportar o material, além do acompanhamento mensal do negócio.



 


SERVIÇO

TÁCOMTUDO
www.tacomtudobh.com
(31) 3017-0505

SÓ COXINHAS
www.socoxinhas.com.br
(11) 3582-2666

ACQUAZERO
www.acquazero.com.br
(31) 4122-2332



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