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Estado de Minas Online ( Vrum ) - MG - Brasil - 06-02-2016 - 10:11 -   Notícia original Link para notícia
Alta Roda - Pressa inimiga da perfeição

As notícias sobre o mercado são piores do que se esperava



Fernando Calmon




Venda de carros novos em janeiro recuou cerca de 40% em relação a 2015'



No primeiro mês de 2016, as notícias sobre o mercado são piores do que se esperava. A queda de quase 40% sobre janeiro de 2015 fez recuar as 153 mil unidades vendidas a números de nove anos atrás. Explicações são várias: antecipação de compras para aproveitar oportunidades, utilização do 13º salário aumentou o valor da entrada e assim para pagar menos juros, além de disputa entre os fabricantes no fechamento do exercício anual com novos bônus e descontos extras.




Fenabrave, associação nacional das concessionárias, lembrou que em janeiro de 2015 ainda havia automóveis faturados com IPI reduzido. "Os resultados de janeiro não devem ser balizadores para as projeções de 2016. Mês é atípico historicamente e carrega aspectos negativos que não se repetem ao longo do ano."




Bem, esses são argumentos tangíveis, assim como a falta de confiança dos compradores e as crises política e econômica. Mas o que preocupa, de verdade, são fatores intangíveis. A região da Grande São Paulo responde por cerca de 22% das vendas de todo o país. Proprietários de carros estão apavorados em guiar na maior cidade do Brasil. Existe um cerco e uma atribuição de culpa ao automóvel completamente irracional e estressante que vão desde criação de faixas de ônibus à direita sem critérios (diferente dos poucos e racionais corredores à esquerda) ou ciclovias que levam do nada a lugar nenhum sempre em detrimentos de faixas de circulação de veículos ou de estacionamento. Há outros:




- Companhia de Engenharia de Tráfego antecipou para outubro de 2015, com óbvio viés político, a estatística apontando a velocidade média menor na cidade ter diminuído as mortes nos trânsito em 30,7%. Só que o consumo de combustível caiu em 15% e, portanto, retirou carros das ruas.
- São     Paulo não é Manhattan, em Nova York, onde as pessoas fervilham em torno dos carros e a velocidade foi reduzida para 40km/h em parte da cidade. Ciclovias lá são pouco usadas.
- Prefeitura instalou contadores de bicicleta na mais segura e racional ciclovia da cidade. Nas inúteis, nem pensar.




- Faixas de ônibus à direita em São Paulo têm sinalização do solo entrecortada por onde carros podem sair à direita ou acessar essas vias em grande parte  improvisadas ou inúteis em custo/benefício na fluidez  geral do trânsito. E há inúmeras saídas de garagens, estacionamentos e comércios no meio da quadra que sujeitam o motorista a multa máxima de sete pontos (antes de cinco pontos). Essas faixas de ônibus entrecortadas estão se apagando e não são repintadas, além de haver  em muitas delas horários em que os carros podem circular, mais para confundir do que ajudar.




- Vias de 50km/h são de repente diminuídas para 40km/h com apenas uma placa e um radar 20 metros depois.




Em São Paulo, há algumas frases educativas em uns poucos painéis de avisos de trânsito. Uma delas muda o conhecido dito popular "pressa é inimiga da perfeição" por "pressa é inimiga da direção". Se for só frase de efeito, melhor "pressa é inimiga da inteligente ação".




Se possuir carro quase se tornou crime na maior cidade do país, por que o motorista vai trocar por um modelo novo ou pouco usado, mais seguro e menos poluidor?


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