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Prefeitura de Belo Horizonte ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 03-02-2016 - 09:40 -   Notícia original Link para notícia
Donos de bares aprovam campanha "Carnaval é na Lata"


Foto: Clésio Giovani

Os comerciantes do bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital, foram receptivos em aderir à campanha "Carnaval é na Lata", promovida na última sexta-feira, dia 29, pela Prefeitura, por meio da Regional Centro-Sul, Belotur e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), de Belo Horizonte (-BH) e Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo da ação é estimular a comercialização de bebidas em lata durante o Carnaval, em substituição às garrafas de vidro. A mensagem é que a bebida enlatada é mais segura, favorece a mobilidade, gela mais rápido consumindo menos energia e tem menor índice de perda para reciclagem.


Para buscar adesões, as equipes de Fiscalização Integrada da Regional Centro-Sul e da SLU percorreram e distribuíram o material informativo no percurso dos blocos de rua que saíram no sábado, dia 30, no Santo Antônio e que ainda vão desfilar nos próximos dias durante o Carnaval BH 2016. "Esse carnaval é na lata. Prefira latas e divirta-se com alegria" e "Carnaval consciente é folia garantida" são frases que dão o tom da campanha que integra a estratégia #bhcarnavalconsciente.

O secretário da Regional Centro-Sul, , destaca a importância da iniciativa e da adesão dos donos de bares. "A campanha vem ganhando adeptos desde o seu lançamento e o nosso objetivo é ampliá-la em toda a região Centro-Sul", pontua. Por sua vez, o gerente de Fiscalização Integrada, Jairo Braga, que visitou os proprietários dos estabelecimentos na sexta-feira, completa que a campanha visa conscientizar tanto o ambulante quanto o comerciante local para não vender bebidas em recipiente de vidro, visando à segurança dos foliões. "Os ambulantes terão que seguir regras, entre elas não vender bebida em garrafa de vidro e ficar circulando para dar maior fluidez ao trânsito e blocos", explica.

Se depender dos comerciantes onde os foliões estão passando, bebida somente em latas e em copos de plástico. "Essa prevenção é muito importante. O risco de uma pessoa se ferir com vidro é grande. Por coincidência, estou com o meu estoque de copos garantido", diz Aline Assraui ao exibir os recipientes. Proprietário de um bar localizado próximo à Praça Cairo, onde houve, no último sábado, a concentração do bloco Mama na Vaca, Dênis Ventura, também está se preparando para receber os foliões e reforça o volume de bebidas em lata e mais copos. "Geralmente vendo garrafas aqui para levar para casa, mas, numa festa assim, é uma boa iniciativa essa campanha. Vidro no meio de multidão é um risco", reitera.

Moradora da região, Vanderléia da Silva, também se mostrou favorável ao carnaval na lata, embora, no dia a dia, prefira bebida na embalagem de vidro. "No caso de uma confusão, a garrafa acaba se transformando numa arma. Toda a cidade deveria abraçar essa ideia", diz. No lançamento da campanha, há uma semana, representantes dos órgãos envolvidos fizeram uma blitz em locais de grande concentração de bares e restaurantes da Savassi, Centro, Santa Efigênia e Santa Tereza levando a mensagem da campanha, que teve apoio imediato de consumidores, garçons e comerciantes.

#bhcarnavalconsciente

O objetivo do "BH Carnaval Consciente" é reforçar o caráter popular da festa e o sentimento de amor por Belo Horizonte. O uso da hashtag #bhcarnavalconsciente é um convite à convivência cidadã durante a festa. Campanhas de conscientização e ações promocionais estimulam o folião e os moradores a não jogar lixo no chão, a utilizar banheiros químicos e a preservar o patrimônio público. Dentro da estratégia do "BH Carnaval Consciente", a Belotur apoia também a campanha "Que diferença Faz", do Ministério Público Estadual, de respeito à diversidade de gêneros e raças durante o Carnaval.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
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