Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 02-02-2016 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Abrasel terá nova direção com Ricardo Rodrigues

O empresário Ricardo Rodrigues, proprietário do tradicional restaurante Maria das Tranças, assumirá o comando da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel Minas Gerais) nos próximos 20 meses. Presidida por José Fernando de Almeida Júnior, do Grupo Meet, nos últimos 16 meses, a entidade passa por uma transição.

Membro da Abrasel há 15 anos, o novo presidente já ocupou a vice-presidência em duas oportunidades - nas gestões de Roberto Noronha (2002-2007) e na de Paulo Nonaka (2007-2011).

O ano marcado pela crise será o maior desafio do novo gestor. Para Rodrigues, união é a palavra de ordem para vencer os desafios. Ele aponta ferramentas importantes oferecidas pela Abrasel aos seus associados. "Eu assumo uma tarefa muito complexa e para dar conta precisamos unir forças. Hoje temos um sistema de compras agregadas, linha de crédito especial junto à Caixa Econômica Federal (CEF), assessoria jurídica e muitas informações que podem ajudar os empresários", observa o presidente da Abrasel Minas Gerais.

Atenção à gestão e à realidade de mercado, melhoria dos processos e das negociações fazem parte do pacote de sobrevivência do setor para o ano programado por Rodrigues. Ele ressalta a necessidade de união do setor para gerar força política. "A crise é uma oportunidade para inovar, rever processos e sair fortalecido ao final. Negociar com fornecedores, reavaliar contratos de aluguel, tudo é importante. De outro lado precisamos estar fortes politicamente. Todos os dias surgem novas propostas de lei que impactam o setor e sobre as quais precisamos agir", destaca.

Para atender ao interior do Estado a entidade tem cinco regionais: Zona da Mata, sediada em Juiz de Fora; Campo das Vertentes, em São João del-Rei; Serras de Minas, em Viçosa; Centro-Oeste, em Divinópolis; e Triângulo Mineiro, em Uberlândia.

Festa - O primeiro grande evento em Belo Horizonte sob a gestão do novo presidente da Abrasel será o Carnaval. A expectativa é que o setor de alimentação fora do lar fature entre 15% e 20% a mais do que no mesmo período de 2015. "Criamos uma parceria com a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte), Polícia Militar (PM), e -BH ( de Belo Horizonte) para tomarmos conta do Carnaval na Savassi. Os bares e restaurantes vão para as ruas, garantindo a segurança alimentar e limpeza da região. O mesmo deve acontecer na avenida Brasil, onde será montado um palco. A decisão de fazer palcos regionais foi muito boa, distribuindo as pessoas e evitando aglomerações de difícil gestão. Em 2017, esperamos ampliar essa parceria", anuncia.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.