Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 31-01-2016 - 11:59 -   Notícia original Link para notícia
Tendências para 2016

Ser dono do próprio negócio é um dos desejos de muitos que andam inseguros com a instabilidade do mercado de trabalho em meio a uma crise econômica e de confiança que assombra o país. Mais do que nunca, o brasileiro precisa usar a criatividade para inovar e conseguir alavancar sua vida financeira. A opção escolhida por muitos é abrir uma franquia, segmento que continua crescendo no país e que tem gerado bons resultados de lucratividade a franqueadores e aos franqueados. Para isso, o interessado deve ficar atento às tendências de 2016. O início do ano é uma ótima oportunidade para avaliar, negociar e comparar empreendimentos do setor. Sabendo bem no que investir, o mais novo empreendedor pode ter lucro rápido e com baixo investimento.

Com a economia fraca, franquias compactas têm chamado mais a atenção de franqueadores. Com a diminuição do espaço físico das lojas e o investimento em negócios compactos, sobre rodas ou quiosques, pode diminuir o investimento em até 60%. As microfranquias, com investimento inicial de até R$ 85 mil, podem continuar crescendo neste ano, principalmente o home based (não precisa de ponto comercial) e as franquias de serviços.

O segmento de seguros tem percorrido caminho oposto à crise. O setor tem grandes chances de continuar em alta com vendas de seguro de vida, imóveis e automóveis. A preocupação em proteger a família, bens e evitar surpresas desagradáveis vem estimulando o brasileiro a investir em proteção e estabilidade. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicaram crescimento de 12,4% no ano de 2015 comparado com o mesmo período em 2014. Não menos importantes, os serviços para casa vêm crescendo nos últimos meses. Por isso, as franquias relacionadas a este segmento devem continuar em alta, como as de assistência hospitalar, manutenção e reparo domiciliar, serviços de jardinagem, limpeza e manutenção automotiva. Devido ao período de recessão, as pessoas têm buscado serviços auxiliares mais em conta e têm investido na manutenção de produtos.

O setor de alimentação permanece como negócio sólido para quem quer uma franquia. Podemos destacar as franquias que oferecem serviço rápido, como as de frango frito, milk shakes, sanduíches e a entrega em domicílio como potenciais para este ano. Cafés em locais movimentados e as franquias especializadas em um único produto, como as espeterias, também são tendências.

Por fim, o ramo de educação voltado para cursos profissionalizantes pode continuar a atrair grande público para este ano, se considerarmos as demissões em massa de 2015. As franquias de educação cresceram 15% no terceiro trimestre no ano passado comparado com o mesmo período de 2014, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), e devem continuar em alta. Esse tipo de atividade cria oportunidades para as pessoas que procuram se qualificar ainda mais para um mercado de trabalho tão instável.

Para o empreendedor, a vantagem de investir em franquias é poder ativar a curiosidade das pessoas que se interessam por novidades, mas também apostar em um produto que já foi testado e aprovado pelos consumidores, ampliando as chances de sucesso do seu negócio. Vale a pena ressaltar que essas tendências dependem de uma escolha alinhada ao seu perfil, ao seu gosto e de uma estrutura de suporte e transferência de conhecimento efetiva da franqueadora. Para isso, o futuro franqueado precisa pesquisar bastante sobre o assunto e procurar especialistas para pedir dicas e informações relevantes antes da compra de uma franquia.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.