Leitura de notícia
Portal Hoje em Dia (MG) ( Primeiro Plano ) - MG - Brasil - 21-01-2016 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Banco Central mantém juros em 14,25% ao ano

EMPRESÁRIOS MINEIROS CONSIDERARAM DECISÃO POSITIVA

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central( BC) fincou ospése, pela quarta vez consecutiva, manteve a Selic em 14,25% ao ano. A decisão surpreendeu o mercado, que esperava um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros. Na última terça-feira, o presidente do BC, Alexandre Tombini, definiu como "significativas" as revisões de crescimento do Fundo Monetário Internacional (FMI), que projetou queda de 3, 5% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2016. O mercado interpretou a mensagem como uma alta menor ou manutenção da taxa. A Selic é um dos principais instrumentos de controle da inflação. Em 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em 10,67%, mais de quatro pontos percentuais acim adote to estipulado pelo governo, de 6,5%. Em Belo Horizonte, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contá beis de Minas Gerais (Ipead-MG), o resultado foi ainda pior, de 11,82%.

TATIANAMORAES

Para o presidente do Co- tos .Ou seja, cortar na carne. fiscal é muito grande e p omitê de Políticas E co nômi- O presidente da Câmara de comprometer a capacicas da Federação das In- dos Dirigentes Lojistas de dade de pagamento do dústrias do Estado de Mi- Belo Horizonte (-BH), país, gerando instabilidanas Gerais (Fiemg), Lin- , concorda. Se- de no câmbio e uma fuga coln Fernandes, manter a gundoFalci, elevar os juros de capital", afirmou. taxa foi uma decisão acer- poderia retrair ainda mais Ainda de acordo com ele, tada. "Nãohaviaespaçopa- o investimento produtivo, um estado com dominâ nra aumentar a Selic, que, puxando emprego, renda cia fiscal acaba tornando o ao longo do tempo, sem os- ea economia par abaixo. aumento data xade juros trou como uma ferramen- "Estamos vivenciando ineficaz para o controle da ta ineficaz para segurar a um momento difícil napo- inflação, pois co made s valo inflação ", diz. lí tic a monetária, com ret ra- riz ação do câmbio o s pro duNa avaliação dore pres en- ção da atividade econômi- tos/ insumos importados fita ntedaFiemg,o corretos e- ca e a possibilidade de cam mais caros, impacta n ria o governo entrar compo- dominância fiscal, que do diretamente na eleva ção líticas fiscais e reduzir cus- acontece quando o déficit dos preços.

COMÉRCIO - : elevar os juros poderia retrair ainda mais o investimento produtivo


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.