Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Legislação ) - MG - Brasil - 16-01-2016 - 11:59 -   Notícia original Link para notícia
SerasaJud tem adesão de 66% dos tribunais do País

Três meses após seu lançamento, o sistema de transmissão eletrônica de dados SerasaJud tem a adesão de 66% dos tribunais de Justiça do País. Até outubro do ano passado, os tribunais de 14 estados, além dos tribunais regionais do Trabalho (TRTs) e de tribunais regionais federais (TRFs) de várias regiões formalizaram a opção. Ao todo, 33 tribunais já assinaram o convênio.
 
O SerasaJud foi desenvolvido pela Serasa Experian com o objetivo de reduzir o tempo de tramitação e o cumprimento de ordens judiciais, além de prevenir fraudes. Por meio do sistema, o envio de documentos do Poder Judiciário à Serasa é feito via internet. De acordo com levantamento do "Justiça em Números", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais dos 70,8 milhões de processos em fase de execução, em 2014, 51% já havia sido julgado, mas aguardava o pagamento dos inadimplentes de dívidas judiciais.
 
Por mês, a Serasa Experian recebe de 25 a 30 mil ofícios de magistrados solicitando pedidos diversos como a exclusão ou a inclusão ou de nomes no cadastro de inadimplentes, por exemplo. Desde que o SerasaJud foi implantado, a empresa já recebeu, em média, 5 mil pedidos eletrônicos mensais. "Agora, o juiz determina a urgência dos pedidos, que pode variar entre 24 horas e até cinco dias", explica a diretora de captação de dados da Serasa Experian, Leila Martins
 
O SerasaJud agiliza o processo de encaminhamento de informações e proporciona ao Poder Judiciário significativa economia com despesas administrativas, de correio e na locomoção de oficiais de Justiça em diligências de entrega de ofícios à Serasa Experian. A segurança do SerasaJud também é garantida pela obrigatoriedade do uso de certificado digital e criptografia no acesso eletrônico à ferramenta.
 
Entre os tribunais de Justiça (TJ) estaduais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Sergipe, Maranhão e Tocantins já aderiram ao SerasaJud. Entre eles, São Paulo e Rio estão com o sistema totalmente implantado e já encaminharam 13,5 mil notificações, via SerasaJud, em três meses de utilização. Rio Grande do Sul e Rondônia estão na fase piloto do projeto.
 
TRTs - Os tribunais regionais do Trabalho (TRTs) da 1ª Região (Rio de Janeiro); 4ª Região (Rio Grande do Sul); 5ª Região (Bahia); 6ª Região (Pernambuco); 9ª Região (Paraná); 10ª Região (Distrito Federal); 14ª Região (Acre e Rondônia); 18ª Região (Goiás); 20ª Região (Sergipe); 21ª Região (Rio Grande do Norte) e 24ª Região (Mato Grosso do Sul) já fizeram suas adesões pelo SerasaJud.
 
Os tribunais regionais federais (TRFs) de três das cinco regiões também optaram pelo novo sistema de transmissão de dados via internet: o TRF da 2ª Região, que compreende as seções judiciárias do Rio de Janeiro e Espírito Santo; TRF da 3ª Região, abrangendo as seções judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul e o TRF da 4ª Região, que cobre as seções judiciárias doParanáSanta Catarina e Rio Grande do Sul.
 
Segundo a diretora da Serasa, a tendência para os próximos meses é que mais tribunais optem pelo SerasaJud. "Na medida em que as facilidades do novo sistema forem sendo comprovadas, teremos mais adesões", opina o diretor. "A migração conquistada em tão pouco tempo prova que o Poder Judiciário está procurando maneiras de otimizar os trâmites de algumas etapas dos processos, desonerando o Estado e ingressando de vez na era digital", argumenta.



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.