Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 30-12-2015 - 10:13 -   Notícia original Link para notícia
Descontos de 80% e parcelamento até 2017, vale tudo após um Natal 'magro'

Para salvar dezembro, varejistas incrementam
liquidações



Numa última tentativa de salvar as vendas de dezembro, depois de um Natal "magro", grandes redes varejistas estão incrementando as já antecipadas liquidações de verão. Os descontos já chegam a 80% e o pagamento pode ser parcelado até a metade de 2017, sem juros. Vale tudo para atrair o consumidor que, com o salário corroído pela inflação e diante do temor do desemprego, pisou no freio das compras em 2015.



No Rio, as vendas de Natal foram 5% menores do que no ano passado e o tíquete médio de compra caiu a R$ 40, metade do registrado em anos anteriores.



- Essas liquidações antecipadas são a última tentativa de o comércio fazer caixa para honrar seus pagamentos. As vendas no Natal correspondem a 25% do faturamento anual e garantem o fôlego do setor para enfrentar os três primeiros meses do ano, período de desaquecimento da atividade. Esse resultado é preocupante - analisa Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio (-Rio).



Até amanhã, o saldão de Natal da Casas Bahia permite parcelamento, sem juros, em até 14 vezes no cartão da rede ou em até 18 parcelas no carnê. Sem divulgar percentuais, a empresa diz que os maiores descontos são nas categorias de tecnologia (smartphones, notebooks e TVs) e mobiliário. Num ano de inadimplência em alta, quem pagar as prestações em dia ganha a última de presente. No Ponto Frio, o parcelamento também é em até 14 vezes sem juros no cartão da marca.



EVITE COMPRAS POR IMPULSO A Marisa iniciou a liquidação ainda no dia 24. Todas as lojas da rede, incluindo a virtual, estão com valores reduzidos em até 80%, com itens a partir de R$ 5,99. É possível parcelar e começar a pagar só no fim de fevereiro. Além disso, no dia 1°, as lojas de rua abrirão às 7h.



A C&A oferece descontos de até 60% na loja física. Na virtual, vale o esquema "compre três, pague dois": a peça de menor valor sai de graça.



Já a rede de vestuário Opção cortou os preços em até 70%. Para Ana Maria Noé, estilista da marca, esta é a melhor época para queimar estoques até a nova coleção, em fevereiro.



No Botafogo Praia Shopping, há descontos progressivos ou de até 70%.



Apesar das promoções, o presidente da não espera reversão do quadro negativo do setor:



- As pessoas estão sem dinheiro e com medo de se endividar. Por causa desse quadro, mais de 600 estabelecimentos fecharam as portas no Centro do Rio nos últimos seis meses.





A Proteste - Associação de Consumidores aconselha pesquisa de preços para que o consumidor não embarque em "falsas liquidações". A diretora executiva do Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro, aconselha que se evite compras por impulso e o uso do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, que têm juros de até 360% ao ano.      


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.