Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 23-12-2015 - 10:12 -   Notícia original Link para notícia
Vendas reais dos supermercados caem 7,13% em novembro

São Paulo - As vendas reais dos supermercados brasileiros apresentaram queda de 7,13% no mês de novembro na comparação com igual período do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O indicador já considera dados deflacionados pelo IPCA
 
Na comparação com outubro deste ano, as vendas reais tiveram queda de 4,31%. No acumulado de janeiro a novembro, a retração é de 1,61% ante igual período do ano anterior.
 
Considerando a variação nominal, as vendas em novembro registraram alta de 2,60% ante o mesmo mês de 2014. Na comparação com outubro, o indicador encolheu 3,34%. No acumulado dos 11 primeiros meses do ano, o crescimento nominal é de 7,09%.
 
Na visão da Abras, os dados setoriais refletem as "dificuldades políticas e econômicas do País", incluindo a elevação da taxa de desemprego. "Tanto a indústria quanto o setor de serviços deverão apresentar recuos fortes neste ano de 2015. A nossa expectativa é de que no próximo ano medidas importantes do ajuste fiscal sejam aprovadas e que finalmente comecemos a sair da crise e possamos retomar a trajetória do crescimento", afirmou em nota o vice-presidente da Abras, João Sanzovo Neto.
 
Inflação - Levantamento de preços de 35 produtos de consumo, incluindo alimentos, bebidas e produtos de higiene, beleza e limpeza doméstica, aponta aumento de 4,2% no custo dos produtos em novembro, na comparação com o mês anterior. O resultado é impulsionado principalmente pelo preço da batata (45,57%) e do tomate (37,27%). Na outra ponta, destaque para a queda de 1,70% no preço do leite longa vida.
 
A cesta de produtos Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, atingiu R$ 435,29 no mês passado. O valor, quando comparado a novembro de 2014, apresenta elevação ainda mais expressiva, de 15,09%.
 
Extra - O Extra, empresa do grupo Pão de Açúcar, deve dar andamento ao projeto de renovação de suas lojas em 2016 e pretende alcançar até o final do ano um número de unidades responsáveis por entre 50% a 60% das vendas da rede. De acordo com nota divulgada pela empresa, foram concluídas neste ano as reformas de 62 lojas, sendo 35 hipermercados e 27 supermercados As obras foram iniciadas em maio.
 
Até o momento, as unidades do Extra já reformadas têm apresentado aumento de 10% nas vendas, quando comparadas a lojas não reformadas, em um volume que representa 25% das vendas da bandeira hoje, diz a empresa. A proposta do projeto de reformas é a criação de um novo conceito de loja, com a adequação de serviços e sortimento; melhora no circuito de compra; e precificação com maior foco em reforçar a política de competitividade da rede. Segundo o Extra, foram reforçados o quadro de colaboradores e a capacitação das equipes.
 
"A diretriz do programa de modernização das lojas está ancorada em um amplo estudo do consumidor e nas suas expectativas de consumo. Percebemos que há demandas específicas, que podem ser atendidas com modelos diferentes de lojas, além de variações regionais, o que irá permitir ao Extra entregar uma melhor experiência de compra aos clientes", diz Laurent Cadillat, diretor executivo do Extra. (AE)


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.