Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 20-12-2015 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
A força do franchising em um ano desafiador

O ano de 2015 demonstrou a força e a resiliência de um dos segmentos que mais cresceram no Brasil. A indústria do franchising deve encerrar 2015 com expansão entre 7% e 10%, de acordo com projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O cenário da economia brasileira - alta inflação, aumento do desemprego e incerteza de investimentos - colocou à prova o potencial de crescimento das franquias e, mesmo assim, os resultados foram surpreendentes. O ano comprovou que o segmento está no caminho certo e tem motivos de sobra para comemorar e continuar em expansão.

As franquias vinculadas ao setor de educação e treinamento, veículos, hotelaria e turismo, lazer e beleza, saúde e esporte puxaram a expansão. Só de janeiro a setembro, o setor teve aumento de 10,1% no faturamento, chegando a R$ 99,385 bilhões. Há algum tempo esses segmentos despontam na liderança do franchising, certamente porque seus franqueadores estão constantemente preocupados em manter um padrão de qualidade, além de inovar seus serviços para cativar os atuais clientes e atrair novos adeptos da marca. As inúmeras oportunidades disponibilizadas serviram de alternativa para quem quis fugir da crise. Empreendedores perseveraram e acreditaram no sonho de abrir o próprio negócio. Eles apostaram no know-how repassado pelo franqueador, credibilidade da marca e modelo testado e aprovado pelo mercado. Os resultados desse esforço foram recompensados e demonstraram o amadurecimento de franqueadores e franqueados, numa relação de interdependência.

Mas nem todas as marcas devem fechar o ano com bons resultados. O crescimento ocorreu apenas para aquelas que de fato se empenharam em aprimorar suas redes, oferecendo treinamentos aos seus franqueados, diminuindo seus custos, lançando novos produtos e melhorando muito a experiência de consumo no ponto de venda. Convém imaginar um cenário brasileiro conservador para 2016, pois sabemos que uma retomada a todo vapor da economia não acontecerá assim tão rápido. É evidente que, em momentos menos turbulentos, o franchising de Minas Gerais e do Brasil poderá crescer ainda mais. Quem planeja abrir uma franquia deve aproveitar o início do ano, pois a época permite a possibilidade de controlar o ciclo de operação do empreendimento: negociação, implantação e avaliação de oportunidades, comparado a períodos de 12 meses completos, de janeiro a dezembro, considerando as sazonalidades já conhecidas pelo franqueador. Janeiro é o mês ideal para se conseguirem boas locações, já que nessa época há uma alta rotatividade no comércio em geral. O período ainda proporciona facilidade para encontrar melhores e mais opções de pontos comerciais. O campo para investimento e o potencial de concretização de sonhos em 2016 são vastos. Se você quer abrir uma franquia, vá em frente. O sucesso certamente virá para os empreendedores que tiverem persistência, coragem, dedicação e acompanhamento constante para se dar bem. Um feliz Natal e próspero ano novo a todos.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.