Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 20-12-2015 - 09:15 -   Notícia original Link para notícia
Exército da última hora tem quase 20 milhões de pessoas - 4h00

Despesas de janeiro devem ser lembradas antes de fazer a lista



Manuela adequa as compras aos compromissos, e não o contrário


Quase 20 milhões de brasileiros deixarão as compras de Natal para a última hora, segundo levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A prática não é a ideal, mas, se não tem outro jeito, o remédio é recorrer a algumas estratégias para otimizar a operação, sem deixar que a correria faça os gastos extrapolarem. Para a arquiteta Manuela Lolato, por exemplo, o que mais funciona é adequar as compras à rotina, e não o contrário. "Eu aproveito para ir em lojas perto dos compromissos que tenho naquele dia. E sempre faço uma lista mental e pesquiso, para ter a noção dos preços", explica Manuela.


De acordo com o consultor financeiro Ewerson Moraes, a lista ainda é a dica mais eficiente para esse momento da última hora. "Tem que listar e definir os preços. Mas, além disso, é preciso estipular um orçamento total. Uma boa alternativa é anotar todas as despesas que ainda virão, como IPTU, IPVA e escola. Dessa forma, fica mais fácil visualizar o quanto dá para gastar", destaca o consultor.


Já na parte mais prática da compra, a gerente de marketing do shopping Del Rey, Lidianne Brandão, dá um alerta sobre os horários mais vazios. "Estamos com horários estendidos, abrindo mais cedo e fechando mais tarde. Mas o melhor mesmo para quem tem pressa é chegar na primeira hora. É uma maneira de encontrar mais vagas no estacionamento e pegar menos fila", afirma.


Outra informação importante para quem vai comprar presentes às vésperas do Natal é preferir o dia 24. "Muita gente acha que ele é mais cheio, mas o movimento é muito maior no dia 23", ressalta Lidianne.


Para fugir do trânsito, o vice-presidente da (-BH) Marco Antonio Gaspar aconselha que o consumidor dê preferência aos centros comerciais perto de casa. Mas, para quem tem que ir ao shopping, a dica do outro vice-presidente, Marcos Innecco, é preferir o transporte público.


Já a economista da -BH, Ana Paula Bastos, aconselha escolher um centro comercial mais variado, para conseguir comprar vários presentes em um só lugar.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.