Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 18-12-2015 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Savassi receberá só blocos pequenos no Carnaval 2016 - 4h00

Restrição a grandes shows foi definida nesta quinta em audiência pública na Câmara
A Savassi não será palco de grandes shows no Carnaval de Belo Horizonte do ano que vem. A decisão saiu nesta quinta, após audiência pública na Câmara Municipal, e foi motivada para trazer maior segurança durante a folia. A medida foi defendida por moradores e comerciantes da região e foi aprovada pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

A ideia é que a Savassi receba apenas pequenos eventos promovidos pelos blocos de rua da capital. Apesar da ausência de shows de grande porte, o local vai contar com o mesmo cercamento realizado para controlar a entrada de pessoas. As avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo serão fechadas e receberão barracas com venda de comidas e bebidas. A principal motivação para a mudança do perfil do Carnaval na região foi a segurança. Isso porque das 360 ocorrências policias registradas durante a festa neste ano, 177 foram na Savassi, quase 50% do total, conforme a Polícia Militar.

"A Savassi, naturalmente, atrai um público muito grande durante o Carnaval. Com grandes shows, há uma concentração muito grande na praça da Savassi. Agora, com eventos menores, a expectativa é que haja uma maior sensação de segurança no local", afirmou o vereador Léo Burguês (PTdo B), autor do pedido de audiência. De acordo com o parlamentar, a decisão de retirada dos grandes palcos foi consensual entre representantes dos lojistas, dos moradores da Savassi e a Belotur.

Aprovação. Para o diretor da (), Alesandro Runcini, que participou da discussão, nos dois últimos Carnavais, a Savassi acabou tendo aglomerações e violência.

"Neste ano, a prefeitura colocou palco com música eletrônica para ter um Carnaval alternativo com poucas pessoas, mas produziu o efeito contrário, aglomerando muitos jovens na região. Por isso pedimos para não ter mais atrativos de palco no Carnaval de 2016. Mas sabemos que a Savassi será um local de encontro. Todos, Belotur, Assembleia, Câmara, , Abrasel e associação de moradores, concordam com a ideia de que o Carnaval na região seja mais para famílias e crianças, sem grandes aglomerações", defendeu.

PM aprova restrição de eventos

A Polícia Militar foi a favor da retirada dos grandes shows da Savassi. De acordo com a corporação, a região chegou a ter seis pessoas por metro quadrado no Carnaval deste ano, quando o ideal são até duas. Também ficou decidido que os bares da Savassi poderão expandir suas atividades para as barracas que serão montadas ao longo das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.

Na reunião, chegou a ser pedido que não houvesse ambulantes nos blocos. Porém, a Belotur informou que eles são essenciais para a festa, pois garantem um conforto maior para os foliões que estão acompanhando os blocos. Porém, por medida de segurança, será proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.