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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 13-12-2015 - 19:03 -   Notícia original Link para notícia
Cliente oculto entra em ação em shopping

Criar uma experiência de compra que faça o cliente ter prazer em voltar à loja é um dos grandes desafios dos lojistas. Por isso, para identificar os fatores que influenciam o consumidor a adquirir produtos e serviços, o Minas Shopping realizou, no último mês, em parceria com o Sebrae, uma pesquisa que avaliou o atendimento das lojas. A ação "Cliente oculto", em que consultores se passam por clientes, teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos lojistas e oferecer uma preparação para as vendas de Natal. Ao final da iniciativa, realizada em 25 de novembro, cinco vendedores receberam, cada, uma premiação de R$ 1 mil pela excelência no atendimento.

Durante a ação, as consultoras do Sebrae Cleone Rodrigues e Adriana Marburg visitaram diversas lojas do Minas Shopping e observaram alguns quesitos, como estrutura e atendimento dos vendedores (entre eles, forma de abordagem, conhecimento do produto, relacionamento e tempo de atendimento). "A pesquisa foi essencial para criar condições de se reconhecerem lacunas e potencialidades dos lojistas do Minas Shopping. O vendedor deve saber ouvir as necessidades do cliente e fazê-lo feliz, compreendendo o que é melhor para ele", afirma a consultora Adriana Marburg.

Entre os fatores analisados durante a pesquisa estão a fachada e área externa e interna da loja, vitrine, produtos, aspectos físicos do vendedor (como vestuário e higiene pessoal), abordagem inicial (cumprimento e contato inicial), venda (ouvir o cliente, apresentação, oferecer promoções) e o fechamento da venda. Além disso, posteriormente, as consultoras realizam uma ligação telefônica para avaliar o atendimento do vendedor.

Segundo o gerente de Marketing do Minas Shopping, Christian Magalhães, a ação foi essencial para identificar pontos de melhorias nas lojas. "Oferecemos, gratuitamente, uma capacitação para os gestores no treinamento Minas, com foco na gestão de pessoas e técnicas de vendas. Além disso, já realizamos campanhas de incentivos de vendas em que o próprio cliente pôde escolher o melhor vendedor, que foi premiado. Estamos buscando constantemente explorar as oportunidades para gerar melhores resultados. A capacitação é fundamental para a evolução do negócio de nossos lojistas", declara.


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