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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 13-12-2015 - 19:05 -   Notícia original Link para notícia
A força das marcas

O poder da marca está cada vez maior. As empresas que souberem explorar essa tática de sensorialidade terão maior lembrança por parte dos clientes e seguramente serão mais lembradas no momento do consumo. As pessoas não compram mais somente pelas características dos produtos, mas principalmente pela confiança adquirida por experiências anteriores e pela associação que fazem por meio da marca, da embalagem, pelo estilo das propagandas, frases ou palavras caracterizadoras. Cores e localização dos pontos de vendas podem ser decisivos.

Esse tema foi abordado pelo autor Lindstron, que sabiamente chamou a atenção para esta realidade. Ele propõe que as organizações façam uma desconstrução dos diversos fatores para verificar o quanto ela impacta na mente dos clientes. Quando isso não ocorrer, pode ser o momento de ser repensada ou modificada.

As cores mostram sua força quando são bem trabalhadas dentro de uma tática de marketing. O formato e cor de muitas embalagens são os mais fortes caracterizadores de muitas marcas. O formato das garrafas de Coca-Cola, o frasco do perfume Chanel nº 5 ou a garrafa da vodka Absolut são perfeitamente reconhecíveis com apenas um rápido olhar.

 As empresas de fast-food se tornam reconhecidas facilmente quando apresentam suas cores fortes. O McDonald's é reconhecido na maioria dos países quando os clientes veem suas cores, mesmo se estão a quarteirões de distância. As pessoas pensam: "Ali tem um McDonald's". Outra experiência que chama a atenção é o caso da garrafa de vidro da Coca-Cola reconhecida por grande número de consumidores.

Cores também são determinantes para o reconhecimento dos produtos. É preciso explorar cada vez mais este recurso. A garrafa da cerveja Heineken pode ser percebida logo que se entra em um bar ou restaurante, ou em um supermercado, ao se chegar na área de venda de cervejas. As cervejas Brahma e Skol também já conseguiram se aproximar dessa façanha. Em outros casos, não tão eficazes, ao se retirar a logomarca contida no produto já não se sabe qual a marca dele.

Explorar o nome da empresa na linha de produtos é uma outra forma de levar os clientes a reconhecerem imediatamente de que organização se trata. O McDonald's trabalha de forma incansável todos os seus sanduíches, quando os oferece com nomes derivados da denominação principal da empresa. Dentro dessa tática, há o Big Mac; McMuffins; McSunday, e vários outros. Essa tática é chamada de marca "guarda-chuva", em que a parte principal do nome mais conhecido é mantida em todos os seus produtos.

Outra ação fundamental que pode ser usada é a desconstrução da imagem. Um vestido da Benetton, da Caos ou Fórum pode ser facilmente reconhecido, mesmo que não se veja a marca, pois eles têm cores, estilos e tipos de designers característicos. As imagens da saga Star Wars podem ser totalmente desconstruídas, ou partidas em pequenos pedaços, que mesmo assim o seu público-alvo perceberá facilmente que estão ligadas ao filme. São conjuntos de cores, palavras, nomes de personagens ou alguma cena que estão contidos em qualquer produto com essa marca.

A forma de atendimento telefônico, a música de fundo, o tempo e forma de entrega de produtos e até o modo de se apresentar ao se chegar na casa dos clientes para alguma entrega pode ser identificável naturalmente pelos clientes. Se a sua marca passar pelo processo de desconstrução e mesmo assim ela for reconhecida, parabéns, ela está forte na mente dos clientes. Existem exceções como as empresas que entram em nossas mentes de maneira negativa, pela repetição incessante de propagandas, por exemplo, e que não têm um produto ou serviço condizente com tanta promessa. Mas este é outro tema a ser abordado mais adiante.


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