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Estado de Minas Online ( Lugar Certo ) - MG - Brasil - 08-12-2015 - 11:02 -   Notícia original Link para notícia
Ponto inusitado faz a diferença

Ludymilla Sá


Empresários buscam instalar seus negócios em locais diferentes do convencional para atrair clientelae reduzir gastos como segurança


Na rua, nos shoppings ou em pequenos centros comerciais. Esses são, normalmente, os locais mais
procurados para a instalação e abertura de lojas dos mais variados segmentos e tamanhos. Um movi
mento vem surgindo na contra mão disso, porém. Muitos empreendedores apostam no inusitado para abrir seus negócios e obter sucesso com o empreendimento diferente do convencional.
Jaime Solares é um deles. Um dos sócios do Borracharia Gastropub, ele abriu o restaurante em julho de 2011 em um posto de gasolina no alto da Avenida Afonso Pena, na capital mineira. Na época, a sociedade era com Beto, baixista da banda mineira TiaNastácia. "O estúdio da banda ficava
ao lado e abrimos por uma questão de oportunidade na época. Não pensamos muito que o inusitado pudesse fazer a diferença", conta. A sociedade com o músico chegou ao fim, mas o sucesso do em-
preendimento continuou. "Já são quatro anos e a coisa vai muito bem.
Alguém que já conhece o local traz um amigo que chega desconfiado por ser um negócio dentro de um posto de gasolina, mas ele acaba se surpreendendo."
O Borracharia Gastropub funciona diariamente como bar e restaurante. Durante o dia, serve almoço
executivo e, à noite, torna-se uma boa opção para um happy hour. "Já nos tornamos uma referência da região", afirma Jaime. No mesmo posto de gasolina ainda há um salão de beleza, uma lavanderia e uma loja de roupas femininas. Há empreendimentos também sendo abertos em supermercados, li-
vrarias, academias e universidades. De acordo com Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona Inteligência Estratégica, a busca por locais alternativos tem sua razão de ser.
"Além de apresentar valores mais atrativos de aluguel e de manutenção, esses espaços dão acesso a novas bases de clientes", avalia. As vantagens são evidentes, de acordo com a especialista, mas fatores como fluxo de visitantes, presença de concorrentes e gastos com reformas devem ser



levados em conta. "Os custos com divulgação também merecem atenção, assim como a avaliação quanto à logística e sazonalidade." Pensando em todos esses fatores, o Seletti Culinária
Saudável, uma das principais redes de fast food saudável, apostou nessa formatação. A primeira unidade, que tem mix de produtos reduzido e, consequentemente, administração mais simplificada, também abriu as portas em um posto de gasolina. De acordo com Luis Felipe Campos, diretor
da empresa, a escolha do ponto se deu por uma série de fatores, entre eles o valor da locação e a possibilidade de encontrar novos consumidores. "O Seletti tem 100% das suas lojas conven-
cionais instaladas em shoppings centers. Levar a marca para um local de ampla circulação de pessoas, vindas dos mais variados pontos da cidade, é uma forma de pulverizar a marca", avalia.


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