Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Feminino e Masculino ) - MG - Brasil - 06-12-2015 - 11:20 -   Notícia original Link para notícia
O abre-alas do evento

Raquel e Cândida Amorim sao designers de convites de casamento, bodas e quinze anos

Há quase 30 anos, a engenheira Cândida Amorim acabou fabricando com perfeição as primeiras 50 unidades daqueles papeis impressos que seriam o mote do seu sucesso profissional. De licença-maternidade desde que deu à luz a Ana Flávia, sua filha mais nova, buscava se recolocar no mercado. Por indicação de um amigo, comprou computador e impressora decidida a se tornar orçamentista. "Hoje, parece inimaginável, mas naquele tempo não existiam computadores na cidade, por isso tive que aprender os programas e manusear a máquina sozinha", relembra.




Em uma época que convites de casamento nominais contavam com uma tecnologia avançada e não disponível na capital mineira, Cândida não contava que uma noiva cruzaria seu caminho e mudaria sua trajetória profissional para sempre. "Entregar um convite nominal era o mesmo que dar uma joia ao convidado", conta Cândida, que impediu que uma noiva se deslocasse até São Paulo e ofereceu a ela a impressão de 50 convites em seu equipamento, já apostando que alguns deles não dariam certo. "Tinha pouco expertise com editor de textos e impressão de documentos, por isso achei que não funcionaria." Com o sucesso das 50 unidades, as indicações foram surgindo e Cândida decidiu que seria melhor dedicar-se àquilo do que às planilhas e custos. "Estava valendo bem mais que engenharia", diverte-se. 

Rainha das máquinas De pára-quedas no mundo dos impressos, 27 anos depois da primeira impressão, Cândida é referência em convites de casamento, 15 anos e bodas e dedica-se integralmente ao mundo dos papéis. "Nunca mais parei de produzir convites e papelaria de grandes eventos. Hoje sei que o convidado entende a importância do seu evento a partir do convite, que é o abra-alas de qualquer evento", reflete. Do lado engenheira, carrega consigo a paixão pelas pesadas máquinas que habitam sua gráfica, no Bairro Nova Suíssa. "Consigo controlar o funcionamento delas pelo ouvido e de costas", orgulha-se. Com maquinário de primeira e vasta equipe de funcionários, é na fábrica que Cândida está de segunda à sexta, impreterivelmente, sempre vigilante. "Tem dias que encerro o expediente sem nem querer ouvir falar, mas amo tanto o que faço que minha energia se autorrenova e acordo cheia de entusiasmo no dia seguinte, pronta pra outra", conta. 
Enquanto Cândida comanda a gráfica com pulso forte, quem recebe os clientes e entende o perfil do evento para a elaboração dos convites e papelaria é Raquel, filha mais velha da empresária. Formada em comércio exterior, a garota acompanha a mãe desde pequena nas atividades da gráfica, por isso carrega no DNA a paixão pelo negócio. "Acho que ninguém como a Raquel pode querer o bem do meu negócio como eu, por isso achei essencial mantê-la aqui na loja. Hoje, se ela não estiver aqui a loja não ficará do mesmo jeito", elogia com discurso coruja. 

Profissionalismo Hoje, Cândida, Raquel e equipe confeccionam cerca de 5 mil convites por mês e explicam que não temem a competição em um mercado que está cada vez mais inchado por conta de ofertas de todos os tipos. "Vender não é difícil, principalmente para o cliente que está disposto a gastar, como uma noiva, por exemplo. O importante, entretanto, é lembrar que o dinheiro do cliente é coisa séria e o retorno de um bom trabalho pode gerar muitas indicações. Com essa perenidade, conseguimos nos manter até aqui", fala Raquel.



Acostumadas a produzir de convites clássicos a peças de capa dura com oito folhas e cerimônias realizadas no Brasil e toda a Europa, nenhum trabalho parece ser impossível para a dupla, que já chegou a desenhar a mão o vitral de uma igreja portuguesa para criar a identidade visual de um convite e imprimir peças em um inusitado dialeto belga. Diante de todo desafio, Cândida e Raquel não se esquivam, e o motivo para tanto empenho para elas é mais do que óbvio. "Não existe nada mais recompensador do que ver uma noiva se emocionando ao ver o resultado de um bom trabalho. É ajudar a concretizar o sonho de uma vida inteira", fazem coro.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.