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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 03-12-2015 - 09:09 -   Notícia original Link para notícia
Outlets aproveitam crise para faturar

Enquanto a economia no Brasil desacelera e o varejista sofre com um consumidor mais cauteloso, os outlets espalhados pelo País enxergam no atual momento uma oportunidade. De acordo com levantamento recente da Associação Brasileira de Outlets (About), é crescente o número de redes de lojas que passam a olhar para os outlets  não mais como um canal secundário, mas como um ponto de venda fundamental e uma ótima alternativa em tempo de crise. Da mesma forma, o consumidor tem optado mais por esses centros de compras, onde conseguem economizar até 33%, na comparação com os shopping centers tradicionais.
 
A About divulgou, em junho deste ano, um relatório sobre o mercado brasileiro de outlets. No documento, a instituição apontou a crise econômica como oportunidade, já que ela gera uma "maior consciência de preços" entre os consumidores. Além disso, o estudo destacou a alta do dólar, que impediu muitos consumidores a viajarem para os tradicionais destinos de compras, como os Estados Unidos. Impedidos de ir para o exterior, muitos consumidores fizeram compras em outlets locais.
 
De acordo com o levantamento, no Brasil foi identificado um processo de ampliação das operações em outlets, assim como novos grupos de investidores ingressando no segmento. Também ficou comprovada a maior procura por parte das redes de lojas, que entre outras vantagens, buscam menores custos de operação. De acordo com a About, o custo total de ocupação em outlets não ultrapassa os 8% do faturamento das lojas. Em shopping centerstradicionais este custo pode ultrapassar os 30%.
 
O maior engajamento das lojas com o segmento fica claro com a pesquisa realizada pela associação com 30 grandes marcas no País, entre elas Nike, Lis Blanc e Polishop. A About perguntou a elas qual era a participação do outlet, dentre todos os seus canais de venda. As respostas que mais apareceram
foram: até 7,5% e até 15%.
 
O levantamento da About aponta que os oito outlets em operação no Brasil devem faturar, em 2015, cerca de R$ 2,25 bilhões. Mas, a expectativa é de que esse número cresça em 2017. De acordo com a associação, até 2017, serão aproximadamente 120 redes de lojas com mais de 1.378 lojas em 15 outlet centers no Brasil, faturando R$ 4,5 bilhões. 
 
Só Marcas - Em Minas Gerais, o Só Marcas é um exemplo de outlet que tem feito da crise uma oportunidade. O gerente operacional, Felippe Rocha Menezes Alves, destaca que 2015 foi um ano positivo para o empreendimento, que tem 22 lojas de diversas marcas focadas principalmente na moda esportiva. "Sentimos bastante diferença no resultado deste ano: crescemos 18% no faturamento do primeiro semestre, em relação ao mesmo período em 2014. Além disso, o fluxo de pessoas também aumentou em torno de 20%", afirma.
 
Segundo o gerente, a loja da Nike que fica no Só Marcas foi a unidade que mais vendeu, considerando toda a rede no Brasil. Para ele, a crise econômica é um dos principais motivos para esse cenário. Com menos dinheiro no bolso, o consumidor tem experimentado estratégias para garantir a economia. "O cliente não consegue mais comprar o tênis lançamento no shopping, então ele vem no outlet e compra um da coleção passada por metade do preço", diz. O gerente também aponta a alta do dólar como mais um motivador dessa melhora nas vendas dos outletsbrasileiros.
 
Além do aumento da procura de clientes, Alves destaca que também tem crescido o interesse de redes de lojas na operação. O outlet está, inclusive, passando por obra de expansão. No ano que vem, o estacionamento será ampliado e duas novas lojas serão abertas, sendo uma delas da marca de tênis Mizuno. "Como o varejo de shopping convencional está em baixa, as lojas estão ficando com os estoques abarrotados. Elas precisam colocar isso para vender, então a solução é fortalecer suas operações no outlet", analisa.


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