Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 29-11-2015 - 13:49 -   Notícia original Link para notícia
Hora de lucrar com as ceias

Há uma infinidade de cozinheiros e restaurantes que preparam, sob encomenda, pratos para Natal e réveillon. Geralmente, cobram porções para no mínimo 10 pessoas, mas tudo é negociado com o que o cliente busca


Augusto Pio


Publicação: 29/11/2015 04:00



Carla Rivadávia montou um cardápio natalino tradicional com grupos de alimentos. O cliente monta seu almoço ou jantar, escolhendo um prato de cada grupo, que inclui carnes, saladas, guarnições e sobremesa

Com a proximidade do Natal, o melhor mesmo é pensar com antecedência sobre o que fazer para a ceia. E para aqueles que não querem saber de cozinha, a saída é encomendar guloseimas de fim de ano para quem entende do assunto. Para quem busca bufê tradicional, há várias opções no mercado. Porém quem quiser variar um pouco pode optar pela comida oriental ou vegetariana, opções distantes da realidade até pouco tempo atrás. E é importante olhar logo, pois quem trabalha com esse tipo de negócio já está recebendo pedidos.
Camila Rivadávia, do Buffet Divertido, preparou um cardápio especial para a data. "Para montar o cardápio, a pessoa pode escolher um item de cada grupo. Caso queira pode colocar duas opções. As encomendas são para um mínimo de 10 pessoas", diz Camila. No primeiro grupo estão arroz branco, arroz refrescante (com hortelã e bacon) ou tricolor (com milho, ervilha e pimentão vermelho e com amêndoas). O grupo dois refere-se às saladas. O cliente pode optar por salpicão de Natal (o tradicional salpicão com acréscimos de pimentões coloridos, abacaxi, castanhas e creme de leite), salada marroquina (à base de trigo para quibe, maionese, frango desfiado, passas, damasco, maçã verde, pimentões coloridos e azeitonas) ou queijo cotagge com salaminho italiano.

No grupo das guarnições estão a farofa imperial (com nozes e frutas secas, leve e adocicada), a farofa colorida (tradicional, com ovos, cenoura ralada, linguiça defumada, azeitonas) e o conchiglione napolitano ao sugo (no caso de o cliente preferir trocar a farofa por uma massa). No quesito carnes, há lombo dourado com abacaxi, pernil com batatas douradas, chester assado e o bacalhau a Gomes de Sá. Por fim, o grupo das sobremesas, que contempla mousse argentino com calda de chocolate ou o manjar de coco com calda de ameixas-pretas. Camila esclarece que não está incluído o serviço de garçons. "A entrega dos alimentos será feita no dia 24, a partir das 17h, ou no horário agendado com o cliente."


De olho na tendência da comida natural e vegana, a chef Mika Costa oferece pratos sem produtos de origem animal, como o ravioli de abobrinha com tofu e limão siciliano ao pomodoro
Mika Costa, que está há quatro anos no ramo gastronômico, decidiu apostar numa ceia natalina vegana, pois percebeu que há uma crescente demanda de pessoas por uma alimentação sem produtos animais. "O cardápio despertará lembranças afetivas, Natal na casa de avó, a chamada comfort food, que é aquela comida que faz a gente se sentir bem, com sensação de conforto. Gosto muito da culinária mais simples, na qual sentimos o sabor real dos alimentos. Como sou personal chef, procuro adaptar o menu ao desejo do cliente.  E me importo com a procedência dos insumos com os quais trabalho. Procuro dar prioridade a produtores que sei que têm uma relação de respeito pelo alimento, porque é essa que tenho com eles. Usarei muitas ervas frescas, vegetais da estação, molhos vivos e massas frescas. Como sobremesa, este ano escolhi o panetone vegano. Será de goiabada, doce de leite vegano e canela."

Mika é formada em gastronomia funcional pela Faculdade de Gastronomia da Estácio de Sá. "Foi um caminho natural, pois sempre me senti à vontade na cozinha. Não me vejo fazendo nenhuma outra coisa. A maioria das receitas são livres de insumos de origem animal, mas as que levam queijo, por exemplo, podem vir a ser veganas, com substituições equivalentes em sabor. Dou duas opções para o cliente, e a preferida por quase todos é aquela em que cobro um valor fixo por pessoa e fico responsável pelas compras e por levar todos os produtos necessários. Na outra opção, cobro um cachê pelo serviço de elaborar e executar o menu e passo a lista de compras para o cliente. O serviço inclui antepastos, prato principal e sobremesa. Além do serviço completo, entregue na véspera, o cliente pode fazer encomendas avulsas", esclarece Mika.

"Quando vou até a casa do cliente fazer um almoço ou jantar, tenho um pré-preparo de certos tipos de alimentos, que demandam mais tempo. Por exemplo, uma massa que tem que descansar, ou uma sobremesa gelada. No caso de encomendas, os produtos são entregues prontos, com orientação de como finalizar na hora de servir. O mercado vegetariano e vegano está cada dia maior e mais expressivo. Sinto que as pessoas estão buscando um modo de se reconectar e fazem isso através de hábitos como cuidar da origem e qualidade dos alimentos que ingerem. Nos meus eventos como personal chef ofereço harmonizar os pratos com vinhos, sugerindo rótulos e casas, dou essa opção ao cliente", ressalta Mika.


Frederico Santos, gerente-geral do Hokkaido, diz que a opção mais eficaz é o cliente montar o que ele quiser, com base no cardápio do restaurante
ENTRE SUSHIS E SASHIMIS Frederico Santos, gerente geral do restaurante japonês Hokkaido, inaugurado em 1995, explica que a casa oferece a opção de o cliente montar os pratos de que mais gosta, dentro do que já existe no cardápio da casa. "Depois que faz o pedido, programamos dia e horário da retirada, normalmente na véspera do Natal, até as 16h. Acreditamos que assim é melhor, pois o cliente monta seus pratos com as peças que mais lhe agradam. Já estamos aceitando pedidos, que podem ser feitos até as 16h do dia 24 de dezembro", salienta Frederico.

O gerente salienta que os pratos mais procurados nessa data são os combinados frios com sushis, sashimis e makis. "Há, também, pratos quentes, como as porções de carnes à milanesa, que também têm uma ótima demanda. O que ocorre na véspera de Natal e réveillon são os pedidos já montados em nossos barcos ou em pratos dos próprios clientes. Muitos já trazem suas próprias vasilhas decoradas. O preço é cobrado de acordo com o que já consta em nosso cardápio. O cliente tem a liberdade de escolher o número de peças que desejar."


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.