Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 29-11-2015 - 11:01 -   Notícia original Link para notícia
Mundo pet em alta

Dados mercadológicos indicam que há mais animais que crianças no Brasil, e mais lojas voltadas para os bichos que padarias em BH. Grupo com 30 anos no ramo diz que hábitos de consumo mudaram e giram o negócio


Augusto Pio


Publicação:29/11/2015 04:00



Incentivado pela mãe, Paula Ferraz, Matheus abraçou a Cats & Dog's Shop, negócio iniciado por ela, e hoje tem quatro unidades

Embora seja bastante concorrido, o ramo de pet shop é um ótimo investimento. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o faturamento do setor deverá fechar o ano com crescimento médio de 7%. Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o número de animais é atualmente maior do que o número de crianças no país. Diante disso, não há duvidas de que o mercado está aquecido. Em Belo Horizonte, de acordo com a (-BH), o número de pet shops na capital mineira é maior do que o de padarias.

´Porém, o mercado ainda carece de visão empreendedora, o que faz com que uma grande quantidade de novos empreendimentos feche rapidamente. Além disso, Minas sofre com uma tributação em rações para animais de estimação, quando comparado com outros estados. Mais de 45% do preço final de uma ração é constituído por impostos, lamentam os empresários do setor. "Não creio que estejamos no auge para abertura de novas empresas no setor, devido ao momento instável na economia brasileira, à concorrência e à dificuldade de inserção no mercado. Há uma falsa visão de que é fácil empreender com sucesso, em virtude dos números aquecidos do setor. Mas é possível vencer no ramo pet. Para isso, é necessária extrema dedicação e visão para sair do lugar-comum, tendo em vista a grande concorrência, a altíssima carga tributária e o alto grau de informalidade do setor", diz Matheus Ferraz, gerente comercial e sócio da Cats & Dog's Shop.

Matheus integra a empresa desde 2012, quando decidiu ajudar a mãe, Paula Ferraz, fundadora do grupo Cats & Dog's Shop, a expandir os negócios. "A história começa com minha mãe, quando ainda era estudante de veterinária. Movida pelo amor por trabalhar com animais e por um forte tino comercial, observou um anúncio de venda da antiga Dog Store. A partir daí, montou a Cats & Dog's Shop que, com sucesso, cresceu até hoje. Desde minha adolescência, ela me instigou e incentivou a atuar no ramo empresarial, o que culminou com minha entrada na empresa", conta. Atualmente, o grupo tem 49 funcionários, sendo 34 empregados e 15 terceirizados.

Com quatro unidades na cidade, a Cats & Dog's Shop teve a sua primeira loja aberta em 1981. A empresa oferece produtos e serviços para cães e gatos, desde rações para uma alimentação balanceada, caminhas, coleiras, arranhadores, brinquedos, roupinhas, acessórios, mochilas de transporte e até fantasias. "Temos uma vasta variedade de produtos para solucionar qualquer necessidade do cliente, além de nos preocuparmos em ter os melhores preços do mercado. Somos atualmente os vendedores exclusivos no país da Cat's Wheel, uma roda de exercícios destinada aos gatos. Muito parecido com as conhecidas 'rodinhas' dos hamsters, o equipamento tem feito sucesso por melhorar a saúde, a qualidade de vida e até acalmar o temperamento dos felinos. Todas as unidades contam com serviços de banho, tosa e atendimento veterinário, que são realizados com muito carinho", diz.

CONSUMO MUDOU Segundo ele, tanto a direção como os funcionários estão sempre em busca de novas metas e de um crescimento cada vez maior. "Vemos com bons olhos o faturamento da empresa em 2015, que, mesmo em um momento de instabilidade econômica e sem a abertura de novas unidades, cresceu 15%, se comparado ao mesmo período de 2014. Houve um crescimento no faturamento em todos os anos desde 2008 até aqui", ressalta Matheus.

Ele salienta que os clientes buscam cada vez mais encontrar produtos novos e diferentes. "Quando a Cats & Dog's Shop foi fundada, um dono de animal de estimação comprava quase somente a ração. É claro que os alimentos secos (ração) seguem como produtos mais vendidos. Entretanto, os hábitos de consumo mudaram. Hoje, o cliente sempre busca por produtos que satisfaçam às necessidades do animal e à comodidade do dono, tratando o pet como um filho. Sair do lugar-comum exige criatividade, visão empreendedora e experiência", ensina. Para abrir um negócio no ramo, o capital mínimo gira em torno de R$ 150 mil.

SERVIÇO
Cats & Dog's Shop
(31) 3224-8525 - 3285-5554
www.dogsshop.com.br


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.