Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Lugar Certo ) - MG - Brasil - 28-11-2015 - 12:27 -   Notícia original Link para notícia
Vocação residencial

Pista de cooper da Avenida Bento Simão é ponto de lazer e prática de atividades físicas no bairro

Mesmo considerado um tradicional bairro de Belo Horizonte, o São Bento é relativamente novo. A ocupação do loteamento teve início no final da década de 1970. Vizinhança de classe alta - e talvez venha daí a fama -, ainda conserva certa tranquilidade, com ruas poucos movimentadas, arborizadas e limpas. Boa parte da área é estritamente residencial, tendo nas belas casas construídas em lotes grandes seu retrato perfeito.

Acompanhando o perfil de alguns de seus vizinhos, como o Santa Lúcia, Belvedere, Vila Paris e Cidade Jardim, o São Bento abriga famílias de classes mais abastadas. O bairro fica localizado em uma das partes mais distantes da ex-Colônia Afonso Pena - áreas que, no início da história de Belo Horizonte, eram destinadas aos pequenos produtores rurais que abasteciam a capital. Impulsionado pela construção, no início da década de 1970, das avenidas Raja Gabáglia e Prudente de Morais, o bairro começou a ser efetivamente ocupado em 1980.

Patriarca da família responsável pelo loteamento do bairro, Bento Simão batiza uma das avenidas mais importantes da vizinhança, onde os moradores vão fazer caminhada ou corrida. Além da suspeita de o bairro carregar o primeiro nome de Simão, existe a versão de que é uma referência ao Mosteiro Nossa Senhora das Graças, dirigido por monjas beneditinas, e que há mais de 60 anos ocupa uma área bem próxima a uma pequena mata no Vila Paris, bairro vizinho.
Rua Professor José Renault: bairro tem vias tranquilas e limpas
A área próxima à entrada do bairro pela Avenida Prudente de Morais concentra os poucos edifícios e comércio do São Bento. O resto da vizinhança é composto por casas luxuosas e espaçosas, com belos jardins. Isso garante muita tranquilidade e silêncio às ruas e praças da região.

De uma construção de edifícios polêmica, no começo da década de 1990, a uma referência e principal ponto comercial. O Center Shopping é uma das poucas opções de lazer e compras do São Bento. Algumas poucas lojas ocupam a mesma área, na entrada do bairro pela Avenida Prudente de Morais. Com o comércio acanhado, o que garante parte da tranquilidade da região, a solução encontrada pela população é buscar tais serviços nos bairros vizinhos - Santa Lúcia, Luxemburgo, Vila Paris e Cidade Jardim.

"É um lugar privilegiado pela situação geográfica, com vários pontos de entrada e saída. Isso facilita o ir e vir de quem mora lá. Tem a igreja, construída pelos próprios moradores. O São Bento já nasceu com vocação residencial, com lugares agradáveis para fazer caminhadas. Surgiu quase como uma extensão do Cidade Jardim", afirma Cássia Ximenes, vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (Secovi-MG). Ela explica que existem poucos lotes no bairro. "Dá para contar na mão", completa. A grande parte dos imóveis disponíveis são casas, construídas em diferentes épocas.
A Paróquia São Bento foi construída por iniciativa dos moradores do bairro
PROJETO Além do centro comercial, a Paróquia São Bento e a Praça República do Líbano são as principais referências do bairro. Prevista no projeto original do loteamento, a paróquia só foi construída por iniciativa de alguns moradores. Em 11 de julho de 1986, dom Serafim Fernandes de Araújo, então arcebispo da cidade, criou a 163ª paróquia da cidade. Apresentando um projeto moderno, a Paróquia de São Bento, vista de cima, parece uma cruz.

Um dos primeiros prédios levantados no bairro foi o da Escola Santo Tomás de Aquino, que se mudou de uma casa no Centro para o São Bento em 1978. A instituição de ensino ocupa área de 11 lotes.
Animais dão ares de fazenda na Rua José Osvaldo Araújo
O Parque Jornalista Eduardo Couri fica, na verdade, no Santa Lúcia. Mas como é bem ao lado do São Bento, faz parte das opções de lazer ao ar livre de seus moradores. Antes um lugar degradado, o parque, popularmente conhecido por Barragem Santa Lúcia, tem área aproximada de 80 mil metros quadrados. Implantado em 1996, hoje é referência de lazer e integração entre pessoas de classes diferentes, todas morando na mesma região e usufruindo da fauna, flora e beleza de uma das poucas áreas de preservação da cidade.

A quantidade de linhas de ônibus é considerável para um bairro de densidade baixa. As duas principais vias de entrada e saída são as Avenidas Raja Gabáglia e Pudente de Morais. Luxemburgo, Vila Paris, Conjunto Santa Maria e Santa Lúcia, na Região Centro-Sul, e Estoril, na Região Oeste, limitam o São Bento.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.