Portal O Tempo ( Cidades ) - MG - Brasil | - 27-11-2015 - 10:48 - | Notícia original | Link para notícia |
Empresários querem mudanças carga e descarga em BH - 18h13 |
Criação de portos secos, entregas noturnas e programadas estão entre as 23 propostas entregues por entidades empresariais para a BHTrans nesta sexta-feira Restrição de caminhões valem em toda a cidade A forma como é feita a carga e descarga de mercadorias em Belo Horizonte poderá mudar em breve. Criação de portos secos, entregas noturnas e programadas estão entre as 23 propostas entregues por entidades empresariais para a BHTrans, nesta sexta-feira (27), para reorganizar o transporte por caminhões na capital e melhorar a mobilidade urbana da capital. As propostas são de curto, médio e longo prazo, com mudanças entre 2016 e 2020. Os itens agora serão analisadas pela BHTrans. Segundo o vice-presidente da de Belo Horizonte (/BH), Marcos Innecco Correa, o alto número de caminhões pela cidade e a forma como é feita a carga e descarga na cidade motivaram a entrega das propostas. "Em vez de fazer restrições de peso e tamanho de veículos, temos que pensar em eficiência. Tomamos exemplos adotados de outras cidades, como em Paris, por exemplo, onde grandes caminhões entregam em centros específicos e veículos menores fazem a redistribuição para comércio próximo", afirma Correa. Dentre as principais propostas, estão a criação de portos secos para a redistribuição em veículos menores, elaboração da pesquisa Origem e Destino específica para cargas, ampliação de entregas noturnas, padronização de frotas, descargas com horários agendados, capacitação de empresários e definição de regiões de baixa emissão de ruídos e poluentes. Para o dirigente da , o forma atual das áreas de carga e descarga em BH é problemática. "As vagas acabam sendo ocupadas por veículos de passeio e a falta de fiscalização e excesso de flanelinhas acentua o problema. Não temos outras formas de transporte de mercadorias. Os caminhões acabam rodado quarteirões, parando em fila dupla e prejudicando o trânsito", ponderou. Marcos Correa diz que o assunto é subestimado dentro da mobilidade urbana de BH. "Sabemos onde estão os gargalos e os dificultadores. As propostas tentam ordenar isso. Há áreas que são impossível resolver, mas ao adotar as medidas, a melhoria seria muito grande", disse. Restrições prejudicam empresários Desde 2009, a BHTrans colocou uma série de restrições para caminhões, principalmente na área central da capital. As medidas incluem o tamanho, peso e o horário de circulação dos veículos pesados. Segundo o presidente da , , o crescimento acelerado da capital trouxe novas necessidades para o sistema de logística e trânsito. "Certas restrições como a limitação de horário, tempo de carregamento, tempo de descarga que inibem o desenvolvimento dos negócios de diversos segmentos", explicou. Já o vice-presidente da entidade, Marcos Innecco Correa, afirma que é contra de qualquer tipo de restrição, taxação e limitação. "É uma política pública excludente. A coisa precisa ser feita é da maneira correta. Proibindo, cria-se um atrito. A restrição foi linear, usada para todos os segmentos, que tem características diferentes". Propostas Curto prazo (Até 2016) Médio prazo (Até 2018): Longo prazo (Até 2020): Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL |
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